Para quem quer mudar a cara de um cômodo sem precisar necessariamente pintar as paredes, o papel de parede é uma boa saída. Com o passar do tempo, os papéis de parede evoluíram e, hoje há opções adesivas – que facilitam a aplicação – e até os com superfície vinílica, que dão um toque diferente e ainda simplificam as coisas na hora de limpar.

Leia também: Confira oito ideias de decoração que são baratas e fáceis de se fazer

undefined
Reprodução/Pinterest
Apesar do nome, há muitas formas de usar o papel de parede sem necessariamente aplicá-lo nas paredes

E não é só o material e a forma de aplicar o papel de parede que variam; também é possível encontrar opções com relevo e que imitam, por exemplo, paredes de tijolos ou pedras. As variações são tantas que, para quem quer renovar o visual de um ambiente, não é preciso usá-los necessariamente para decorar paredes. Confira 8formas criativas e inusitadas de decorar a casa usando papéis de parede:

1. Em quadros

undefined
Reprodução/Pinterest
Você pode, por exemplo, escolher um papel de parede e emoldurar pedaços dele de tamanho à sua escolha

Esta é uma boa opção para quem quer dar uma nova cara a um cômodo, mas tem medo de ousar demais e se arrepender. Em vez de aplicar o papel de parede diretamente nas superfícies, é possível emoldurar pedaços dele, transformando-o em um ou vários quadros. A peça pode ser grande, pequena, quadrada, retangular, em formato de círculo e até ser mais de uma, formando uma espécie de painel dividido em partes.

2. No teto

undefined
Reprodução/Pinterest
Dependendo da estampa e do cômodo escolhido, ele também pode ser aplicado no teto, trazendo um ar diferenciado

Fugir dos típicos tons claros e neutros na hora de pintar o teto de um cômodo dá um visual “diferentão” a ele, ainda mais se você usar um papel de parede estampado para fazer isso. Porém, é importante lembrar que tons muito escuros ou vibrantes podem fazer parecer que o teto é mais baixo do que realmente é, então é necessário avaliar com cuidado o cômodo antes de escolher a cor ou a estampa.

Leia também: Madeira no banheiro pode? Veja como usar o material até em áreas molhadas

3. Em lareiras

undefined
Reprodução/Pinterest
O papel de parede também é uma ótima alternativa para revestir lareiras e dar a elas um ar mais alegre

Quando se pensa em lareiras, é comum associar a imagem delas com pedras, tijolos e até a “molduras” mais rebuscadas feitas de gesso ou concreto, mas, com papéis de parede, é possível simplificar a textura e ousar nas cores - ou até complementar uma moldura mais simples. As lareiras das fotos, por exemplo, seriam apenas um vão na parede se não houvesse as estampas para destaca-las do restante da sala.

Leia também: Quer renovar a casa? Veja dicas de decoração que estão bombando no Pinterest

4. Nos móveis

undefined
Reprodução/Pinterest
Se a ideia é reformar um móvel, o material pode entrar de várias formas, como nas laterais ou frente de gavetas

Quer renovar um móvel de forma simples, rápida e bem personalizada? Papel de parede nele! Há diversas formas de utilizar esse material para dar uma nova cara ao tampo de uma mesa, a estantes e até a um gaveteiro. Você pode, por exemplo, aplicá-lo no interior ou nas laterais externas de uma gaveta, combinando a estampa deles com a cor do restante do móvel. Em móveis desse tipo, também é possível aplicar tiras do papel de parede escolhido na frente das gavetas.

undefined
Reprodução/Pinterest
Ele também pode ser usado para revestir o fundo de prateleiras e vãos em cômodas e estantes, por exemplo

Outra ideia bacana é aplicar o material nos vãos de uma estante ou de um nicho nas paredes, dando um toque colorido ao cômodo. Além disso, há ainda a possibilidade de decorar as portas de um armário – os da cozinha, por exemplo –, aplicando o papel apenas em algumas partes delas.

5. Nas portas

undefined
Reprodução/Pinterest
Quando aplicado a portas, o papel de parede ajuda a renovar o cômodo e trazer personalidade ao ambiente

Assim como em móveis, usar papéis de parede para decorar portas é uma boa ideia para renová-las e até esconder partes desgastadas. Em portas de quartos, por exemplo, o material pode ser utilizado para dar personalidade a quem vive ali, tornando-se uma ótima forma de cativar os pequenos.

6. Nas escadas

undefined
Reprodução/Pinterest
Uma forma 'diferentona' de utilizar esse material é aplicá-lo na parte da frente dos degraus de uma escada

Outra forma bastante inusitada de utilizar papéis de parede para dar uma cara nova à casa é aplicá-lo em escadas. Para isso, basta escolher a estampa, cortar o material no tamanho exato para aplicar pequenos retângulos na parte da frente dos degraus. Também é possível conseguir o mesmo efeito com adesivos de parede, sobretudo aqueles que imitam azulejos.

7. Na cabeceira da cama

undefined
Reprodução/Pinterest
Eles também podem ser um ótimo detalhe para destacar a área da cama caso ela não tenha uma cabeceira

Se você tem uma cama sem cabeceira e tem vontade de dar um acabamento à ela, saiba que o papel de parede também pode ser utilizado para isso – e de diversas formas diferentes. Você pode, por exemplo, instalar uma moldura acima do local onde ela se encontra com a parte superior na cama, preenchendo-a com o papel ou adesivo que escolher. Outra forma é aplicar uma faixa de papel de parede que ocupe a largura da cama e vá até o teto

Leia também: Conheça o "urban jungle", tendência que inclui a natureza na decoração

8. Em interruptores de luz

undefined
Reprodução/Pinterest
Com pequenos pedaços do material, é possível trazer um toque de cor ao cômodo personalizando interruptores

Se a ideia é acrescentar apenas alguns detalhes mais coloridos a um ambiente, uma dica interessante é escolher um papel de parede que combine com o restante da decoração, remover os interruptores e personalizá-los usando pequenos pedaços do material que cubram a superfície inteira. Em seguida, basta instalar os interruptores de volta em seu devido lugar, dando um toque colorido e delicado ao local.

    Leia tudo sobre: Casa

    Veja Também

      Mostrar mais