O início do outono se aproxima e, para muitos, a mudanças de estação é um ótimo momento para atualizar a decoração de casa. Como a estação tem um clima mais ameno que o do verão, mas não tão gelado quanto o do inverno, muita gente aproveita para dar um visual mais aconchegante aos cômodos, optando por tons mais sóbrios. Ainda há a volta das colchas e almofadas a diversos ambientes e o toque especial que mais tem relação com o outono: o uso de folhagens.

Com o outono se aproximando, muita gente já fica de olho nas tendências para atualizar a decoração da casa
Reprodução/Pinterest
Com o outono se aproximando, muita gente já fica de olho nas tendências para atualizar a decoração da casa

Algumas coisas já se mostram tendência desde o final de 2017 , como o uso de metais ou tons metalizados, tons pastéis e plantas na decoração , mas, de acordo com o Pinterest – rede social que reúne bilhões de ideias organização, artesanato, moda, etc – há muito mais bombando por aí. Se você é do tipo que curte mudar a decoração da casa o tempo todo de acordo com a estação do ano e pretende fazê-lo logo menos, confira algumas dicas que podem te ajudar a dar um novo visual aos ambientes:

Plantas de todo tipo

Apesar de o outono trazer temperaturas mais amenas, o clima da estação no Brasil não é nada parecido com o clima de locais como os Estados Unidos. Sendo assim,  por que não “tropicalizar” um pouco as coisas? De acordo com um levantamento realizado recentemente pela rede social, as buscas por costela de adão no decór crescem cerca de 136% a cada ano.

A espécie vai bem em locais sombreados, como dentro de casa e relativamente próxima a uma janela, mas, se você não quer ter o trabalho de cuidar de uma planta, pode buscar papéis de parede ou quadros estampados com essa folhagem.

Outro tipo de folhagem que também está na moda e pode contribuir para dar um novo ar aos cômodos da casa é o capim ornamental, planta com folhas finas e densas. Normalmente usado na hora de decorar casamentos, ele pode ser colocado em um recipiente comprido e se tornar um ótimo centro de mesa ou enfeite. No Pinterest, o número de ideias salvas envolvendo essa espécie aumentam 500% a cada ano.

Outra forma de incluir plantas na decoração de forma não tão tropical é incorporar flores secas na decoração. Segundo o levantamento, a busca por herbários – coleções de plantas secas e prensadas expostas em quadros ou murais – aumentam 345% por anos, e o melhor é que você pode fazer esse tipo de projeto em casa. 

Para isso, basta escolher raminhos de flores ou folhagens de sua preferência, prensá-las em um “sanduíche” de folhas de jornal e placas de papelão, e deixar tudo no sol por algum tempo, de preferência com um livro ou objeto pesado em cima. Ao final, retire as plantas delicadamente dos jornais e emoldure-as como preferir. 

Toques delicados

Com a aproximação de um clima menos quente, é hora de trazer as almofadas e colchas de volta ao sofá ou à cama. De acordo com o levantamento, uma boa ideia é optar por almofadas com franjas (ou encapar as que você já tem), já que, com um aumento anual de 336% no número de ideias salvas relacionadas ao tema, as franjinhas se mostram uma tendência de decór.

As almofadas com franjinhas são perfeitas para trazer aconchego de volta aos cômodos nas temperaturas mais amenas
Reprodução/Pinterest
As almofadas com franjinhas são perfeitas para trazer aconchego de volta aos cômodos nas temperaturas mais amenas

Segundo a rede social, a cerâmica também parece estar fazendo a cabeça das pessoas e podem ser uma ótima forma de dar uma cara nova e moderna à mesa.

Leia também: Confira oito ideias de decoração que são baratas e fáceis de se fazer 

De acordo com o levantamento, utensílios feitos de cerâmica são tendência e dão uma cara mais moderna à mesa
Reprodução/Pinterest
De acordo com o levantamento, utensílios feitos de cerâmica são tendência e dão uma cara mais moderna à mesa

O número de ideias salvas relacionadas a pratos de cerâmica, por exemplo, têm um aumento de 185% a cada ano, enquanto versões desses objetos feitos em pedra têm um aumento de 178% nas buscas.

Um toque de cor

Desde 2000, a Pantone – autoridade mundial em cores – escolhe um tom para representar o ano que está por vir. Em dezembro de 2017, o instituto divulgou que o “Ultra Violet” , tom de roxo puxado para o violeta, seria a cor de 2018 e traria um toque dramático e misterioso para o mundo da decoração e da moda. O “Ultra Violet”, no entanto, não é a única cor que está em alta.

Os tons pastéis seguem em alta e, de acordo com o levantamento, o suave lilás é um dos destaque4s
Reprodução/Pinterest
Os tons pastéis seguem em alta e, de acordo com o levantamento, o suave lilás é um dos destaque4s

De acordo com o levantamento do Pinterest, a tendência dos tons pastéis segue firme e forte, com destaque para o lilás. O número de postagens salvas com ideias que utilizam esse tom suave crescem mais de 300% a cada ano e, com um toque desse tom em uma parede ou em alguns objetos, é possível tornar os ambientes mais românticos e delicados.

O tom de verde
Reprodução/Pinterest
O tom de verde "Sage Green" é outra cor que está bombando na rede social e pode ser usado em vários cômodos

Mas a estrela do Pinterest entre as cores ainda é o “Sage Green”, um tom de verde musgo acinzentado. A cor está em alta desde o fim de 2017 e, agora, as buscas por formas variadas de incorporá-la à decoração estão bombando, como a de utilizar mármore verde (cujas buscas crescem mais que 147% a cada ano).

Leia também: Saiba como escolher as cores da casa com base nas sensações que elas passam

A decoração monocromática é algo que também está em alta, com aumento de 115% a cada ano
Reprodução/Pinterest
A decoração monocromática é algo que também está em alta, com aumento de 115% a cada ano

O lilás pastel e o “Sage Green” não são as únicas tendências de decoração relacionadas a cores. De acordo com o levantamento, cômodos monocromáticos – ou seja, que combinam diversas tonalidades de uma mesma cor – também estão em alta entre as buscas dos usuários na rede social e têm um aumento de 115% a cada ano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!