Quem sofre de rinite sabe: tem dias que a vontade de espirrar parece não ter fim. Diante disso, é comum que as pessoas busquem formas para se livrar da alergia, principalmente dentro de casa. Mas, afinal, quais truques de decoração pode ser adotados para ajudar no tratamento e amenizar as consequências da condição? 

Leia também: "Urban jungle": conheça a tendência que inclui a natureza na decoração

Com alguns truques de decoração, o morador consegue diminuir a alergia e evitar ainda ficar espirrando pela casa toda
shutterstock
Com alguns truques de decoração, o morador consegue diminuir a alergia e evitar ainda ficar espirrando pela casa toda

Giovanna Gogosz, arquiteta e influenciadora digital, explica que é preciso procurar maneiras no dia a dia para que a alergia não se torne parte da rotina. “Quando estamos em um local com muita gente, como o ambiente de trabalho, por exemplo, nem sempre podemos abrir mão de coisas que nos dão rinite, como o ar condicionado”, aponta.

Por isso, a profissional indica alguns truques de decoração que podem ser aplicados em casa. Eles proporcionam conforto e, além disso, trazem benefícios à saúde. Ela diz que as dicas do uso de tapetes e cortinas com tecidos antialérgicos, bem como evitar conviver com móveis que acumulem muito pó, como uma estante de livros, já são medidas muito conhecidas.

“É necessário ter em mente que, se você sofre com problemas respiratórios, evitar esses itens acima é essencial. Para complementar essas medidas, ainda existem maneiras inusitadas para diminuir a sensação da alergia, sem que a sua casa perca o charme”, completa Giovanna.

Para ajudar, confira três dicas para quem deseja decorar casa de uma forma que também traga benefícios para a saúde respiratória :

1. Invista em plantas para decorar o ambiente

Muitas pessoas acreditam que as plantas e flores são inimigas de quem sofre com alergias . No entanto, algumas espécies são capazes de purificar os cômodos e ajudar no combate contra espirros. Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela NASA mostrou que algumas plantas possuem a capacidade de filtrar o ar e diminuir os gases tóxicos.

“As plantas são opções decorativas muito bem-vindas no ambiente, pois proporcionam beleza para o local. E nada mais gratificante em saber que elas também podem ajudar com a saúde. Nesses casos, eu indico as gérberas, que são coloridas e super ajudam nesses casos”, ressalta a arquiteta”

Você viu?

Leia também: Decoração com plantas: quais espécies fazem bem à saúde e como cultivá-las?

“A Espada de São Jorge é recomendada para a sala, pois combina com a decoração, a Samambaia que é uma ótima opção para quem mora em ambientes pequenos e, por fim, a Antúrio, indicada para ambientes como a cozinha, pois filtra as substâncias presentes nos produtos de limpeza”, continua Giovanna.

2. Fique de olho na iluminação

Além das plantas, a iluminação do sol também é  uma forte aliada na hora das crises de alergia. Afinal, é preciso deixar a luz entrar para que a poeira não fique tão presente nos ambientes. Para isso, a arquiteta enfatiza que é preciso investir em janelas do tipo venezianas.

Elas podem substituir as cortinas e também permitem que sol entre no local, principalmente de manhã. Isso ajuda a estimular a vitamina D e também no combate contra a rinite .

“Para aquelas pessoas que estão pensando em investir em um projeto de uma casa ou querem comprar um apartamento na planta, por exemplo, é preciso se atentar na posição do sol, para que o lar não se torne um ambiente com muita umidade devido a falta de luz solar”, completa.

3. Insira capas antiácaros nos travesseiros e colchões

Os ácaros são responsáveis por grande parte dos casos de rinite. Por isso, hoje em dia, já é possível encontrar no mercado algumas capas que devem ser inseridas na cama e nos travesseiros para evitar a proliferação desses seres indesejados.

Leia também: Ácaros no colchão? Truques caseiros ajudam a acabar com esses inimigos

“As capas proporcionam um ambiente mais limpo e podem ser inseridas facilmente de acordo com a temática do quarto. Além disso, também recomendo que os meus clientes evitem travesseiros de penas, pois facilitam ainda mais o aumento dos ácaros”, finaliza Giovanna sobre os truques de decoração .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!