Tamanho do texto

Além de misturas eficientes, saiba quais cuidados ter com as roupas de cama

Eles são invisíveis a olho nu, mas podem causar diversos prejuízos à saúde. É o caso dos ácaros no colchão. De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em apenas 1g de poeira é possível encontrar até 40 mil destes organismos. Para se ter uma ideia, em dois anos de uso, o colchão pode acumular até 1,5 milhão de ácaros. É muita sujeira no colchão!

Leia também: Como escolher um colchão adequado e montar a cama estilo capa de revista?

aspirar o colchão
shutterstock
Alguns truques caseiros ajudam a acabar com os ácaros no colchão; usar o aspirador também é essencial durante a limpeza

Por isso você precisa lembrar desse item na limpeza da casa, até para não acabar dormindo com ácaros no colchão.  Sem a limpeza correta, a peça pode acumular muita sujeira, como é o caso de uma  mulher que  aspirou o colchão pela primeira vez após cinco anos de uso e se surpreendeu com o resultado.

Quem também teve uma  experiência ruim foi a britânica Karen Aldridge . Em entrevista ao programa  This Morning , ela conta que tem o hábito de trocar os lençóis da cama apenas uma vez por mês. Ao passar um potente aspirador no colchão, um líquido escuro, esverdeado e viscoso saiu após a limpeza, composto basicamente por bactérias e células de pele morta.

Dicas para limpar o colchão

“Especialistas indicam a higienização dos colchões pelo menos uma vez a cada seis meses. Afinal, é em cima deste objeto que passamos cerca de oito horas no nosso dia”, explica Gerson Marçal, CEO da indústria alemã Pro-Aqua. 

Para eliminar os ácaros de vez, a dica é misturar 200 ml de vinagre branco com quatro litros de água. Para isso, coloque a mistura em um pulverizador e aplique por toda a peça. Outra alternativa é fazer uma solução com 400 ml de vinagre e a mesma quantidade de álcool. Faça a aplicação e, após duas horas, use um aspirador potente para remover os ácaros mortos.

Antes de realizar esses processos, no entanto, é necessário aspirar o colchão. Já para melhorar o cheiro, uma vez que o suor vai se acumulando com o tempo, uma das possibilidades é usar bicarbonato de sódio . Para começar, polvilhe o produto no item e, de forma suave, use uma escova para espalhá-lo.

Em seguida, deixe o produto agir por, no mínimo, dez minutos. Depois, passe o aspirador de pó novamente para remover a umidade e o que mais estiver causando o odor. 

Como evitar o acúmulo de ácaros nas roupas de cama?

pessoa segurando um colchão
shutterstock
Além dos cuidados especiais com as roupas de cama, é importante virar o colchão de lado a cada seis meses

O enxoval é o local perfeito para a proliferação de ácaros e bactérias – e por isso é importante trocar com frequência os itens que compõem os jogos de cama. As células mortas ficam presas às peças e, com isso, acabam servindo de alimento para os microrganismos.

De acordo com Ruth Shammah, consultora da Camesa, as roupas de cama devem ser trocadas semanalmente.“Com exceção de cobertores e edredons, que podem ser lavados no início e ao fim de cada estação, os lençóis e fronhas precisam ser trocados pelo menos uma vez por semana”, diz.

“No entanto, em casos onde as temperaturas são mais elevadas, essa troca precisa ser ainda mais frequente, com intervalos de, aproximadamente, três dias”, recomenda.

Outros cuidados - que vão além de respeitar as recomendações listadas acima - podem aumentar a durabilidade da roupa de cama. São eles:

  1. Os travesseiros devem ser trocados a cada dois anos;
  2. Vire o colchão de lado a cada seis meses;
  3. Use protetores de colchão e travesseiro;
  4. Deixe os edredons secarem por, pelo menos, dois dias sob o sol;
  5. Arrume a cama até uma hora após se levantar para que ela tenha tempo de ficar arejada.

Leia também: Com qual frequência as roupas de cama devem ser trocadas? Profissional explica

Ao seguir essas dicas, você diminuirá a quantidade de ácaros no colchão e, ao mesmo tempo, impedir que estes microrganismos prejudiquem sua saúde e causem doenças respiratórias.  

    Leia tudo sobre: casa