Quem põe as mãos na massa na hora da faxina sabe que, além de algumas sujeiras serem um bocado teimosas, a variedade de produtos de limpeza é tão grande que deixa muita gente confusa. Apesar de a forma indicada para livrar a casa da sujeira seja utilizar o produto correto para diferentes tipos de resíduos e superfícies – seguindo sempre o as instruções do rótulo –, há, sim, algumas substâncias que as pessoas normalmente têm em casa que podem ajudar na faxina. É o caso, por exemplo, do bicarbonato de sódio.

Leia também: Especialista dá dicas de faxina e conta o que nunca deve ser feito na faxina

Utilizado em forma de remédio para o estômago e em algumas receitas, o bicarbonato também pode ajudar na limpeza
Shuttersock
Utilizado em forma de remédio para o estômago e em algumas receitas, o bicarbonato também pode ajudar na limpeza

Utilizado em algumas receitas e como “remédio” para acidez estomacal, o bicarbonato de sódio também pode ser um poderoso removedor de manchas e de resíduos pesados e até mal cheiro. Confira sete formas de utilizar a substância na hora de fazer a limpeza da casa:

1. No micro-ondas

O uso constante desse eletrodoméstico sem que se coloque uma proteção sobre os pratos pode fazer com que respingos de sujeira se acumulem no interior dele e que, quando secam, tornam-se um resíduo bem chato de limpar. Segundo Paula Roberta Silva, gerente da marca Dona Resolve, a substância pode limpar o interior do micro-ondas com facilidade.

A especialista afirma que, nesse caso, o ideal é preparar uma solução contendo uma colher de sopa de detergente neutro, a mesma medida de bicarbonato e 10 ml de vinagre branco (que, segundo ela, serve para eliminar possíveis odores). Misture bem a solução, para que tudo fique completamente diluído, e utilize o lado macio de uma esponja de cozinha para higienizar as superfícies. Ao final da limpeza, Paula orienta utilizar um pano branco de microfibra para evitar manchar o eletrodoméstico.

2. Na geladeira

Para limpar esse eletrodoméstico, o princípio é parecido com o indicado para o micro-ondas. Na solução, você deve dissolver três colheres de sopa do pozinho em 300 ml de água. Aplique a mistura na parte interior do eletrodoméstico com um paninho.

3. Para tirar mofo

Onde há umidade também é possível haver mofo e, muitas vezes, esse fungo indesejado pode ser bem difícil de se remover, como quando fica acumulado no rejunte entre os azulejos do banheiro. Segundo Paula, a solução de bicarbonato de sódio com água é capaz de retirar o mofo como em um passe de mágica, mas é necessário tomar cuidado. A especialista afirma que, se a superfície onde o fungo estiver instalado for muito frágil, o ideal é aplicar pouco bicarbonato (algo como uma colher de chá da substância bem diluída em água) para não danificar nada.

Leia também: Confira alguns truques caseiros que podem facilitar na hora de limpar a casa

4. Na tábua de carne

Após serem utilizadas por muito tempo, tábuas – principalmente as de cortar carne – ficam manchadas, malcheirosas e podem até acumular bactérias nos vincos criados pelas facas. Paula afirma, porém, que é possível se livrar disso com o bicarbonato, esfregando-o na superfície das tábuas sem dilui-lo em água, como se estivesse fazendo uma esfoliação. Nesse caso, a quantidade de produto dependerá do tamanho da superfície, e é necessário lavar bem a tábua após a aplicação da substância.

5. Em panelas, assadeiras e recipientes de cozinha em geral

Cansou de cozinhar refeições deliciosas e depois passar um longo tempo tentando arrancar crostas e queimadinhos das panelas e assadeiras? Antes de lavar esses utensílios de cozinha, uma boa tática para fazer com que os resíduos saiam com mais facilidade é deixar um pouco de água quente com bicarbonato de sódio dentro do recipiente – seja uma panela ou uma assadeira. Em seguida, basta lavar tudo com detergente, como de costume.

Se as manchas de café no bule da cafeteira te incomodam, saiba que o bicarbonato também pode ajudar a fazer com que ele fique como novo, basta diluir um pouco da substância em água e deixe-a ferver por alguns minutos.

6. No vaso sanitário

Com o tempo, é possível que vasos sanitários que já foram branquinhos e brilhantes acabem ficando bastante amarelados, mas, segundo Paula, além de o bicarbonato fazer uma boa limpeza, evitando o acúmulo de bactérias, ele também retira um pouco da coloração amarela. O ideal aqui é limpar o vaso sanitário com uma colher de chá da substância diluída em um copo de água, e reaplicar a mistura caso ele esteja muito sujo.

7. Na pia

É comum que pias fiquem um pouco amareladas e com mal cheiro saindo do ralo. Da mesma forma que o bicarbonato limpa o vaso sanitário, ele também pode contribuir para branquear a pia e, de acordo com as personal organizers Ana Ziccardi, Ana Afonso e Regiane Deppe, despejar uma mistura com duas colheres do bicarbonato de sódio e água quente ajuda a limpar o cano e eliminar o cheiro ruim.

Outra possibilidade é usar o bicarbonato de sódio para devolver o brilho às torneiras. Para fazer isso, basta despejar um pouco do pó em um pano úmido e fazer uma espécie de "esfoliação" nas superfícies desejadas, tirando todas as manchinhas e opacidade dos metais. Ao final, basta limpar tudo com um pano seco.

Leia também: Saiba qual é a forma correta de limpar cada eletrodoméstico

Alerta!

Se você já está com um pote de bicarbonato nas mãos e se preparando para jogar a substância em todos os cantinhos da casa, acalme-se. Paula explica que, apesar de o produto ser um tanto quanto milagroso, não pode ser utilizado em todas as superfícies. “Como todo produto de limpeza, orientamos para que a superfície em que ele será aplicado não seja sensível à química dele”, afirma, ressaltando que mármore e porcelanato podem ser danificados pelas misturinhas com bicarbonato.

Outra dica é não arriscar misturar o bicarbonato com outras substâncias, como o limão ou o vinagre, a menos que haja a indicação de algum especialista. Enquanto a adição do vinagre à solução funciona na hora de fazer a limpeza do micro-ondas, por exemplo, ele pode danificar tecidos e corroer determinadas superfícies.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!