Você costuma acordar com dores no corpo e sente a sensação de cansaço com frequência? Esses sinais podem indicar que chegou a hora de trocar o colchão. O item é um dos principais responsáveis por interferir na qualidade do sono
– e, por isso, é importante ter cuidado e saber como escolher um colchão corretamente.
Para saber como escolher um colchão , é necessário seguir as indicações técnicas, como o peso e a altura da pessoa que irá se acomodar nele. A durabilidade é outro fator que varia de acordo com o modelo. Os de espuma duram, em média, quatro anos, e os de molas de seis a oito anos. Quando o prazo expira, o item deixa de sustentar a coluna de forma adequada.
Na hora da compra, a recomendação é fazer o teste e deitar-se em várias posições, de bruço e de lado, para sentir qual a acomodação ideal. De acordo com Leonardo dos Anjos, diretor da Anjos Colchões, o fator mais importante na escolha é a densidade – ou seja, a definição técnica para o peso que a espuma ou mola consegue suportar.
Segundo ele, esse critério deve ser avaliado com atenção. “Uma densidade errada, macia ou firme demais, pode prejudicar a estrutura física, assim como um produto que já passou do prazo de validade”, explica. No caso de casais, a dica é levar em consideração o tamanho e o peso da pessoa mais pesada e escolher uma opção que seja confortável para ambos.
Na imagem abaixo, é possível ver as especificações dos fabricantes para o biotipo de cada um. Para exemplificar, uma pessoa que tem a altura entre um 1,50m e 1,60m e pesa 50 quilos precisará de um modelo com densidade 23 – e não deve apostar em um número maior, mesmo que queria um colchão mais duro, pois a estrutura pode danificar a coluna.
Veja qual a densidade ideal para você:
Você viu?
Depois de saber como escolher um colchão, chega a vez de arrumar a cama
Além de cuidar da saúde com a escolha do colchão, vale também investir na organização da cama para deixar o ambiente leve, harmonioso e agradável. Para começar, é necessário ter as seguintes peças e dispô-las nesta ordem: lençol de elástico, lençol de cima e cobre leito. Em seguida, faça vira do lençol de cima e, na sequência, coloque a colcha e os travesseiros.
Quem quiser incrementar o décor, pode também optar por almofadas. “Elas ajudam a deixar o cômodo mais aconchegante, pois conseguimos harmonizar a decoração dos ambientes com estampas delicadas ou até mesmo com as mais ousadas de acordo com gosto de cada um”, destaca a personal organizer Carol Rosa.
Além disso, vale apostar em um par extra de travesseiros, somando quatro no total para um casal. “É um investimento barato. Não precisam ser caros, já que serão usados mais para encosto e decoração, mas eles dão um ar de aconchego e deixam a cama visualmente bem bonita”, continua a personal organizer.
E quando a roupa de cama ficar amassada? A dica de Carol para deixar tudo esticado é utilizar água perfumada para tecido – ou fazer sua própria mistura com 500 ml de água e 10 ml de álcool. “Aí vai borrifando em cima da cama e esticando com a mão”, explica.
Por fim, depois saber como escolher um colchão adequado e que não vá prejudicar sua saúde, aproveite o item e capriche na organização da cama . No final, o resultado ficará estilo capa de revista e digno de elogios.