Laura Mathias espera que o tapa ocorrido durante o Oscar traga mais conscientização sobre a perda de cabelos
Reprodução/ Instagram
Laura Mathias espera que o tapa ocorrido durante o Oscar traga mais conscientização sobre a perda de cabelos

Laura Mathias, 30, convive com a alopecia, doença que provoca queda dos cabelos , desde os 12 anos. O problema surgiu por conta do estresse vivido na época do divórcio dos seus pais. Durante muito tempo Laura usou peruca para esconder a queda de cabelos. Porém, o episódio do tapa de Will Smith em defesa da esposa Jada, que sofre do mesmo problema, fez com que ela tomasse coragem para abandonar a peruca e assumir o visual careca.  

Pelo Instagram, Laura comentou como as palavras também podem ser violentas, elogiando a coragem de Jada Smith de se expor ao mundo inteiro careca e continuar sendo uma mulher bonita e elegante. "Estava muito orgulhosa de ver como Jada parecia glamourosa e pelo fato de que ela respondeu à piada só com um olhar, ela realmente saiu desse episódio com muita dignidade", disse.

“Embora eu não tenha certeza de que ela precisa de 'proteção', acho que Will fez a coisa certa ao deixar claro que brincar sobre a perda de cabelo de sua esposa não é apropriado. Eu só queria que ele tivesse feito isso com palavras... A violência nunca é aceitável, mas as palavras também podem ser prejudiciais. Jada está lidando com alopecia, uma doença autoimune. Ela foi à frente do mundo como uma mulher sem cabelo, apenas para ser apontada como alvo de uma piada”, escreveu Laura. 

laura
Reprodução/ Instagram

Laura Mathias

Em entrevista à BBC, Laura ainda comenta que apesar de não apoiar violência física, o momento foi importante para trazer visibilidade sobre a doença. "Embora este tenha sido um incidente realmente horrível, foi gigantesco para a comunidade da alopecia. Estou muito feliz de ver que finalmente as pessoas estão questionando: o que é alopecia?”, diz. 

Leia Também

Em sua postagem Laura lembra o caso de suicídio de uma criança inglesa de 12 anos, por causa do bullying sofrido em razão da doença. “Apenas algumas semanas atrás, uma menina de 12 anos, Rio Allred, tirou a própria vida devido ao bullying que sofreu por causa de sua alopecia. Isso mesmo, ao optar por se assimilar com os colegas e 'esconder' sua queda de cabelo com uma peruca. Nós realmente precisamos de mais evidências para considerar como assistir uma pessoa sendo ridicularizada por sua diferença visível afetará a forma como nossa sociedade e nossos jovens compreendem essa condição?”.

Leia Também

Na entrevista à BBC, Laura diz que a ideia de interagir todos os dias como uma mulher careca ainda a assusta, mas que ela está trabalhando a ideia.

"Essa piada poderia ter arruinado a confiança de muitos, mas, na verdade, ela teve o efeito oposto. As pessoas não vão nos olhar fixamente quando mais de nós sairmos sem as perucas."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!