O estresse, poluição, maus hábitos alimentares e a falta de cuidados diários com a pele
podem fazer com que ela sofra com inflamações, manchas, oleosidade excessiva
e rugas precoces.
Mas aqui vai uma coisa que ninguém conta: o detox facial é o segredo da beleza!
De acordo com a dermatologista Luciana Garbelini, desintoxicar a pele é um fundamental para mantê-la saudável, principalmente após os 30 anos. “O detox facial é capaz de remover impurezas que impedem a pele de ter aquele aspecto saudável, além de combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e liberar toxinas”, explica a profissional.
Para entender como inserir uma rotina detox no dia a dia, a especialista lista os principais cuidados a serem tomados. Confira:
Você viu?
Faça esfoliações
“A esfoliação é um dos principais passos do detox facial. Esse cuidado é capaz de renová-la e limpá-la, evitando cravos, espinhas e reduzindo manchas. Com a esfoliação a pele ficará livre das células mortas e com a oleosidade mais controlada. O ideal é fazer pelo menos duas vezes por semana”, recomenda.
Aplique máscaras de argila
Quando o assunto é detox, as máscaras faciais de argila são as mais indicadas. Por terem propriedades antioxidantes e antissépticas, são capazes de varrer as sujidades do rosto e desobstruir os poros, trazendo aquela sensação de frescor imediata.
“Por ser um mineral fino, com alta capacidade de penetração na pele, a argila também é uma forte aliada na hidratação da pele madura, além de intensificar a renovação celular das camadas superficiais da pele e aumentar a elasticidade”, explica. A recomendação da profissional é que as máscaras faciais de argila sejam aplicadas a cada 15 dias, esse tempo permite que a pele respire e se renove.
Beba mais água
Os cuidados para um detox da pele não se resumem à aplicação de cosméticos. “Ingerir líquidos previne uma possível secura da pele e ajuda nosso corpo a eliminar muitas toxinas, por isso, é indispensável manter-se hidratado para ter uma pele iluminada e saudável”, conta Garbelini. A especialista indica consumir cerca de 2 litros de água por dia. Sucos naturais e chás também podem ser consumidos para alcançar a recomendação diária.
Tenha uma alimentação balanceada
De acordo com o Garbelini, a alimentação também impacta diretamente na saúde da pele. “Dietas ricas em alimentos hiperglicêmicos, como carboidratos e açúcares, aumentam o trabalho das glândulas sebáceas e o resultado é o aumento do aparecimento de acnes. Substituir esses alimentos por uma rotina alimentar balanceada, rica em legumes, verduras e proteínas com baixa gordura, resulta na melhora da aparência e saúde da pele”, diz.