A argila branca é uma ótima aliada no clareamento
Reprodução/Adobe Stock
A argila branca é uma ótima aliada no clareamento


As máscara de argila são ótimas opções de skincare  caseiro, eficiente e barato. Disponível em lojas de produtos naturais, as argilas podem ser usadas para desintoxicar a pele facial, reduzir a acne e a oleosidade em excesso, suavizar manchas, linhas de expressão e podem ser usadas sem contra-indicações por pessoas de todas as idades. 

Para ajudar a escolher o tipo ideal de argila para as necessidades da sua pele e como utilizá-la o iG Delas conversou com as dermatologista Laís Leonor (da clínica André Braz) e Priscila Camargo (da Clínica Camargo). Confira.







Em geral as argilas são vendidas em pó em casas de produtos naturais. Para preparar sua máscara basta misturar a argila com um pouco de água. Depois disso, basta aplicar no rosto limpo e deixar agir por 10 minutos ou até secar completamente. Enxague com bastante água e aplique hidratante de preferência. O ideal é utilizar a argila no máximo uma vez na semana.

A argila também pode ser usada na preparaçpão do peeling caseiro, removendo células mortas e auxiliando na desobstrução dos poros. "Nestes casos, a argila tem efeito anti-flamatório, descongestionante, cicatrizante e antisséptico", diz Laís. O peeling caseiro pode ser preparado com a argila de sua preferência e ingredientes como aveia, leite de soja, açúcar mascavo, azeite ou mamão. 

Você viu?

Para que serve cada argila?

Argila verde

A argila verde é indicada para pele oleosa e acneica, por ser rica em silício e alumínio. "Além disso, possui propriedades adstringentes, esfoliantes e antibactericidas que combatem espinhas e cravos, deixando a pele mais saudável e limpa, longe de impurezas”, diz Priscila.  

Argila branca

A argila branca é indicada para peles oleosas, com olheiras ou com marcas de acne. Ela ajuda reduzir os poros, regular a oleosidade e uniformizar a textura da pele. “É indicada, principalmente, para peles sensíveis e desidratadas. É clareadora e absorve oleosidade sem desidratar. Ela também ajuda a cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo e a reduzir inflamações” completa Priscila.

Argila cinza

A argila cinza é rica em titânio, silício e alumínio e também é indicada para o tratamento da acne. “É a argila com pH mais alcalino. Tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, esfolia a pele e controla a oleosidade graças ao titânio, ajudando no combate à acne”, explica Laís. 

Argila amarela ou dourada

A argila amarela por ser rica em silício, tem um ótimo potencial regenerador. Por isso ela é indicada para quem busca o rejuvenescimento da pele. “Ela melhora a síntese de colágeno e assim, melhorar a elasticidade e o aspecto das rugas”, diz Priscila. 

Argila Marrom

A argila marrom é a mais pura e mais difícil de ser encontrada. Esse tipo de argila também tem efeito rejuvenescedor e o poder de reduzir inflamações, tonificar e ativar a circulação, ajudando a manter a pele firme por mais tempo. “É muito eficiente por ser purificante, adstringente e cicatrizante. Possui excelente efeito contra a acne e espinhas”, diz Priscila.

Argila Preta

Com poder estimulante e antioxidante, a argila preta é também conhecida como lama vulcânica, é indicada para a desintoxicação da pele, para atenuar manchas e linhas de expressão.

“Em sua composição, existem diversas propriedades naturais que podem melhorar e muito o aspecto e a saúde da pele. Por ter um alto teor de alumínio, silício e por possuir um baixo percentual de ferro, a argila preta possui ação anti-idade e também ajuda a atenuar manchas na pele”, diz Priscila. 

Argila Vermelha

A argila vermelha é indicada para hidratar a pele, tratar e evitar as indesejadas linhas de expressão. Uma ótima opção para peles maduras e até mesmo as mais sensíveis, por ser rica em óxido de ferro, cobre e silício.

“É uma excelente aliada para a limpeza completa da pele, ajudando na eliminação da oleosidade. Além disso, também ajuda na cicatrização. Com o seu grande poder hidratante, antioxidante e regenerador, também atua no combate dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele”, diz Priscila.

Laís completa falando dos benefícios das argilas rosa e roxa. “São ideais para o uso em peles secas e maduras pela sua composição, rica em magnésio e óxidos de ferro e cobre.”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!