A máscara de argila não é uma novidade quando falamos de rotina de cuidados, mas um assunto que está tomando conta do mundo da beleza é a forma certa de usá-la. Isso porque influencers fizeram tutoriais no Instagram mostrando que o certo é não deixar o líquido secar sobre o rosto, já que isso deixaria a pele ressecada.
Leia também: Os ativos das máscaras faciais industrializadas são iguais aos das naturais?
É praxe: quando seca, a máscara de argila "endurece". Assim, a indicação das influenciadoras é continuar umedecendo a pele com um pincel enquanto a máscara ainda está sobre o rosto para que ela não fique dura. Depois de cerca de 15 minutos, é só lavar a pele.
Mas será que isso é verdade e a pele realmente resseca por causa da argila seca? Ao Delas , a dermatologista Ana Carolina Sumam explica que não é bem assim que a máscara funciona. "Na maioria dos casos, quando a gente usa a argila como máscara já é buscando um efeito secativo e adstringente para a pele", diz.
Você viu?
A ideia de usar esse ingrediente na pele é, exatamente, "puxar" a sujeira dos poros e controlar a oleosidade. As argilas, tanto branca quanto a verde, também são cicatrizantes, calmantes e regeneradoras. Por isso, ela é indicada para quem tem espinhas , por exemplo.
Isso significa que você pode continuar usando a sua máscara da forma que sempre usou e não precisa umidecer a argila por medo de ficar com a pele ressecada . Na realidade, isso pode até fazer a prática perder a eficácia, já que os ativos não são 100% absorvidos quando entram em contato com a água.
Leia também: Máscara facial com sangue menstrual é prática entre mulheres, mas funciona?
Atenção ao usar máscara de argila
Apesar do uso imediato não deixar a pele ressecada, continuar usando todos os dias pode, sim, causar um ressecamento. Por causa disso, a indicação de especialista é apostar na máscara de argila apenas uma ou duas vezes por semana e, no meio tempo, continuar mantendo a rotina de beleza com a hidratação sempre em dia.