Para algumas mulheres, a menstruação é algo incômodo e fatores como as cólicas e o estresse deixam esse momento ainda mais desconfortável. Já outras acreditam que esse período está ligado à renovação e tem relação direta com autoconhecimento. Algumas mulheres, inclusive, estão criando uma rotina de beleza que envolve fazer uma máscara facial com sangue menstrual com o objetivo de "encontrar a cura em si".
A atriz Bianca Bin, por exemplo, já afirmou ser adepta do ritual "plante sua Lua" — que consiste em coletar o sangue menstrual e, depois, utilizá-lo para "regar" as plantas —, como uma forma de se entender como mulher. Mas será que a máscara facial com sangue é uma técnica caseira de cuidados com a pele que realmente funciona?
Para descobrir isso, o Delas conversou com mulheres que descobriram a prática através de grupos no Facebook cujo foco é trocar dicas de beleza com outras internautas e decidiram experimentá-la. Segundo Rafaella Pellegrini e Samantha Torri, os resultados foram imediatos:
"Minha pele simplesmente virou outra. Algumas espinhas secaram completamente, meus poros fecharam e minha pele ficou muito esticada e brilhante", detalha Rafaella. Samantha também percebeu mudanças: "Minha pele ficou mais esticada, com um tom mais uniforme e com um brilho que nunca tive antes. Esse 'glow' durou apenas um dia, mas a pele continuou esticada e as manchas vermelhas diminuíram."
Como fazer essa máscara facial com sangue
Para passar o sangue no rosto é possível utilizar os dedos ou um pincel de maquiagem (ambos limpos!) e se você usa coletor mentrual é ainda mais fácil de ter material para a máscara. Samantha conta que essa máscara é bem semelhante àquela feita com argila, porque "o sangue seca e repuxa".
O tempo de aplicação pode variar entre 10 e 15 minutos, já que é preciso deixar o líquido ficar completamente seco antes de lavar o rosto para retirá-lo.
Rafaella também lembra que, diferente do que muita gente pensa, o sangue menstrual não tem cheiro e que o odor desagradável vem do contato entre as substâncias presentes nos absorventes e o sangue. "Tem cheio forte de ferro, como qualquer outro tipo de sangue", diz.
Aparentemente, os cuidados que você tem com a pele não influenciam no resultado, já que as duas seguem rotinas de beleza diferentes. Enquanto Rafaella se considera mais "básica", por só usar creme para espinhas, gel de limpeza e uma mistura de leite de rosas com cravos, Samantha é adepta de vários procedimentos, como limpeza com óleos de rosa mosqueta, girassol e semente de uva, além de utilizar séruns e sempre manter a pele hidratada.
De acordo o site "DanzaMedicina", criado pela terapeuta corporal Morena Cardoso como uma "ferramenta de empoderamento", o sangue menstrual é uma fonte rica em nutrientes, minerais e hormônios. O Delas também entrou em contato com dermatologistas, que afirmaram não haver nenhum embasamento científico para isso e indicam que as mulheres interessadas em testar a máscara facial com sangue conversem antes com seu próprio médico.