Para algumas mulheres, a  menstruação é algo incômodo e fatores como as cólicas e o estresse deixam esse momento ainda mais desconfortável. Já outras acreditam que esse período está ligado à renovação e tem relação direta com autoconhecimento. Algumas mulheres, inclusive, estão criando uma rotina de beleza que envolve fazer uma máscara facial com sangue menstrual com o objetivo de "encontrar a cura em si". 

A prática da máscara facial com sangue menstrual está se tornando popular em grupos para compartilhar dicas de cuidados
shutterstock
A prática da máscara facial com sangue menstrual está se tornando popular em grupos para compartilhar dicas de cuidados



A atriz Bianca Bin, por exemplo, já afirmou ser adepta do ritual "plante sua Lua"  — que consiste em coletar o sangue menstrual e, depois, utilizá-lo para "regar" as plantas —, como uma forma de se entender como mulher. Mas será que a máscara facial com sangue  é uma técnica caseira de cuidados com a pele que realmente funciona?

Para descobrir isso, o Delas  conversou com mulheres que descobriram a prática através de grupos no Facebook cujo foco é trocar dicas de beleza com outras internautas e decidiram experimentá-la. Segundo Rafaella Pellegrini e Samantha Torri,  os resultados foram imediatos: 

"Minha pele simplesmente virou outra. Algumas espinhas secaram completamente, meus poros fecharam e minha pele ficou muito esticada e brilhante", detalha Rafaella. Samantha também percebeu mudanças: "Minha pele ficou mais esticada, com um tom mais uniforme e com um brilho que nunca tive antes. Esse 'glow' durou apenas um dia, mas a pele continuou esticada e as manchas vermelhas diminuíram." 

Como fazer essa máscara facial com sangue

Apesar dos benefícios da máscara facial com sangue, os benefícios da prática ainda não foram comprovados por médicos
shutterstock
Apesar dos benefícios da máscara facial com sangue, os benefícios da prática ainda não foram comprovados por médicos

Para passar o sangue no rosto é possível utilizar os dedos ou um pincel de maquiagem (ambos limpos!) e se você usa coletor mentrual é ainda mais fácil de ter material para a máscara. Samantha conta que essa máscara é bem semelhante àquela feita com argila, porque "o sangue seca e repuxa".

O tempo de aplicação pode variar entre 10 e 15 minutos, já que é preciso deixar o líquido ficar completamente seco antes de lavar o rosto para retirá-lo.  

Rafaella também lembra que, diferente do que muita gente pensa, o sangue menstrual não tem cheiro e que o  odor desagradável vem do contato entre as substâncias presentes nos absorventes e o sangue. "Tem cheio forte de ferro, como qualquer outro tipo de sangue", diz. 

Aparentemente, os cuidados que você tem com a pele não influenciam no resultado, já que as duas seguem rotinas de beleza diferentes. Enquanto Rafaella se considera mais "básica", por só usar creme para espinhas, gel de limpeza e uma mistura de leite de rosas com cravos, Samantha é adepta de vários procedimentos, como limpeza com óleos de rosa mosqueta, girassol e semente de uva, além de utilizar séruns e sempre manter a pele hidratada.

De acordo o site "DanzaMedicina", criado pela terapeuta corporal Morena Cardoso como uma "ferramenta de empoderamento", o sangue menstrual é uma fonte rica em nutrientes, minerais e hormônios. O Delas também entrou em contato com dermatologistas, que afirmaram não haver nenhum embasamento científico para isso e indicam que as mulheres interessadas em testar a máscara facial com sangue  conversem antes com seu próprio médico. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!