Niacinamida: conheça  as propriedades da queridinha do momento em skincare

Presente máscaras, cremes e séruns para a pele facial, a substância ajuda a dar mais luminosidade e hidratação à pele facial

skincare
Foto: shutterstock
skincare











Você viu?

Ativos com multibenefícios têm se tornado ícones quando o assunto é skincare . Isso porque, com um único produto, é possível tratar diversas necessidades da pele. “Esse é o caso da niacinamida, também conhecida como Vitamina B3, que age a favor da proteção e recuperação da barreira cutânea, tem funções hidratantes e clareadoras, além de atuar contra o  envelhecimento da pele”, explica a dermatologista Andrea Frange. 

A profissional explica a seguir os principais benefícios da substância que vem marcando presença nos últimos lançamentos da indústria da beleza. Ela pode ser encontrada na formulação de máscaras, cremes faciais e séruns


Alto poder antioxidante

“O alto poder antioxidante é um dos principais benefícios da niacinamida. Isso quer dizer que ela atua no combate aos radicais livres – moléculas que causam um estresse oxidativo celular e estimulam a perda de colágeno – o que consequentemente melhora a aparência de rugas, linhas de expressão e elasticidade da pele, fazendo com que fique mais viçosa e iluminada”, explica Andrea.

Ação clareadora

“A niacinamida também é uma importante aliada no clareamento de manchas que podem surgir por diferentes causas, até mesmo contra o melasma . Além de combater a hiperpigmentação e uniformizar o tom da pele, ela também age de forma preventiva e pode ser aplicada em todos os tipos de pele .”

Hidratação potente

“As propriedades presentes na niacinamida estimulam a síntese de ceramidas naturais da pele. Esse processo fortalece a barreira cutânea e cria uma fina camada protetora que evita a perda de água, promovendo a  hidratação da derme e impedindo quadros de ressecamento.”

Reduz a oleosidade

“Para peles acneicas , a niacinamida também funciona superbem. Isso porque o ativo conta com propriedades anti-inflamatórias que ajudam a equilibrar a secreção sebácea. Como resultado, a produção de sebo diminui e há uma melhora na textura da derme.”

Confira a seguir alguns produtos com este ativo na composição. Os valores vão de R$ 14,90 a R$ 89,90.