Melasma: como reconhecer e cuidar das manchas escuras que afetam a pele facial

As manchas costumam ser desencadeadas no verão e 90% dos casos são em mulheres

O melasma causa manchas escuras no rosto e é mais propenso em mulheres, que representam 90% dos casos
Foto: Reprodução
O melasma causa manchas escuras no rosto e é mais propenso em mulheres, que representam 90% dos casos


Os cuidados com a pele são fundamentais em todas as épocas do ano, mas no verão essa rotina precisa ser redobrada . Em algumas pessoas, a estação pode causar manchas escuras no rosto, mas saiba que isso tem nome: melasma.


O melasma é um problema crônico. As manchas podem aparecer com maior frequência em locais como testa, buço, bochechas e dorso no nariz, e são impulsionadas por três fatores: sol, calor e hormônios — o que torna essas pessoas mais vulneráveis durante o verão.

O melasma também pode ser desencadeado por transtornos emocionais. "Com o estresse há o aumento do cortisol no organismo e ele atua diretamente na Tirosinase, que é a enzima que regula a produção da melanina. Portanto, esse estado de estresse irá piorar as manchas", explica a dermatologista Simone Stringhini.

As mulheres representam 90% dos casos, segundo artigo científico The Journal of Dermatology. Entre elas, as gestantes têm mais chances de desenvolver manchas escuras no rosto por conta dos hormônios; além de pessoas de  pele negra, parda e que são de descendência asiática e latina.

Mesmo diante da gravidade, pessoas que têm melasma podem prevenir e cuidar das manchas por meio de cuidados básicos como manter a temperatura do rosto amena. Veja como.

Você viu?

Escolha bem e use sempre o protetor solar

Portadores do melasma precisam usar filtro solar com FPS acima de 50 e com cor (como se fosse uma maquiagem). É preciso que o líquido seja bem espesso para que possa cobrir e aderir bem na pele. Assim, cria-se uma barreira de proteção que bloqueará os raios solares com mais eficácia.

As luzes artificiais também podem agravar o melasma, então é importante usar até mesmo no inverno e dentro de casa. “O uso do  protetor solar tem que ser um hábito diário”, diz a dermatologista. Leve sempre um com você na bolsa.

Água termal é uma aliada

A água termal é fundamental para as pessoas que têm melasma para manter a temperatura da pele fresca, o que ajuda a controlar o melasma. “Durante o verão, use água termal no rosto e leve na bolsa quando for sair. Pode deixar a água termal na geladeira e pegar antes de sair para conservar a baixa temperatura”, orienta Stringhini.

Se for sair, use chapéu ou boné

Seja para ir à praia ou para uma simples atividade ao ar livre, o chapéu e o boné precisam ser usados como mais uma camada protetora contra os raios solares. Outra dica é usar camisas de manga longa que tenham proteção solar, porque mesmo que a maior parte das manchas escuras apareçam no rosto, qualquer parte do corpo que se expuser ao sol também pode apresentar melasma.

Pílulas anticoncepcionais agravam o problema

Por dilatar os vasos sanguíneos e pela alta ingestão de hormônios, o melasma pode ser agravado ou despertado se a pessoa usar pílulas anticoncepcionais. É um processo similar ao que acontece com mulheres gestantes.

Como o melasma pode ser tratado?

Os tratamentos podem ser realizados com medicamentos específicos, como cremes clareadores; medicamentos orais; e tratamentos dermatológicos realizados em consultórios. Na maior parte das vezes, os medicamentos orais e os cremes clareadores são combinados.

Nos casos mais persistentes, são realizados tratamentos como peeling, microagulhamento (IPCA) e lasers. Mas antes de iniciar qualquer tratamento, é importante consultar um dermatologista para ter o direcionamento correto.