Envelhecimento precoce da pele: conheça as causas e como evitar

Dermatologistas apontam as principais causas do aparecimento de rugas antes do esperado

Rugas e marcas da idade são completamente normais. Mas uma coisa que pode incomodar é quando elas aparecem antes da hora. Por falta de colágeno ou outros fatores fisiológicos, a pele pode envelhecer prematuramente.

O envelhecimento precoce é causado pelo sol e por outros fatores
Foto: shutterstock
O envelhecimento precoce é causado pelo sol e por outros fatores


Segundo a dermatologista Mariana Corrêa, isso ocorre principalmente pelo envelhecimento celular. "As células somáticas do corpo começam a morrer e não serem substituídas por novas, como acontece na juventude. Isso está ligado ao envelhecimento celular. Dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade", afirma.

A pele também pode envelhecer por fatores externos. Segundo Mariana, o principal causador do envelhecimento precoce é a exposição ao sol. "Pois causa degeneração precoce e cumulativa da pele, promovendo o aparecimento de rugas e manchas", diz. 

Segundo a médica e professora de cosmiatria Ana Carolina Rocha, a radiação solar penetra na pele e pode causar mutações no nosso material genético. "Seja no sentido de lesões, manchas e envelhecimento ou no sentido de produzir câncer. A forma mais eficaz de prevenir estas alterações é usar filtro solar diariamente, várias vezes ao dia, de modo a nos proteger destes danos", aponta.

Outros fatores também são grandes vilões quando se trata de envelhecimento precoce. São eles:

  • Poluição
  • Estresse
  • Má alimentação
  • Desidratação
  • Baixa imunidade
  • Sedentarismo
  • Dormir pouco
  • Consumo de álcool e cigarros

Mas qual a idade certa para a pele envelhecer?

Segundo a dermatologista Fabiana Seidl, os primeiros sinais aparecem a partir dos 25 anos. "Antes disso pode-se considerar uma forma precoce de envelhecimento. Isso pode ser devido aos fatores citados anteriormente, mas é claro que existe o componente genético que influencia bastante. A partir dos 30 anos começamos a perder colágeno, proteína fundamental para manter a firmeza e sustentação da pele. Essa perda torna-se ainda mais acelerada a partir dos 45/50 anos".

Você viu?


Os principais sinais de que a pele começa a envelhecer é a perda de viço. Segundo Ana Carolina isso acontece porque o colágeno começa a ser produzido em menor quantidade pelo corpo. "Há também um aumento da degradação estrutural em nosso corpo, aos 24-25 anos. Muito embora não esteja nítido na maioria das vezes, nesta idade já se inicia a reabsorção óssea, de gordura e tecidos que envolvem colágeno. Esta degradação passa a se acelerar gradual e sucessivamente através dos anos", afirma.

Como evitar o envelhecimento precoce?

Segundo Mariana, o melhor para evitar esta situação chata é ter uma rotina de hábitos saudáveis. " Dormir bem, com mínimo de 8 horas, alimentar-se bem, controlar o consumo dos alimentos gordurosos e ultraprocessados, praticar atividades físicas regularmente, não fumar, beber com moderação e proteger-se do sol adequadamente. Esses cuidados são fundamentais para diminuir o estresse, ter uma pele mais saudável e frear o envelhecimento precoce ", diz.

Fabiana Seidl indica utilizar filtro solar sempre e manter uma rotina de skincare. "Quanto mais cedo o paciente tiver essa conscientização do uso do filtro solar, melhores serão os resultados a longo prazo. Geralmente aconselho o uso do filtro solar diariamente no rosto a partir dos 20 anos. Mas devemos criar o hábito do uso do filtro solar desde a infância. Os cremes anti-idade, que seriam principalmente aqueles que contém retinol ou ácido retinóico, recomendo o uso a partir de 25 anos", aponta.

Quais os alimentos que previnem o envelhecimento precoce?

A dermatologista Fabiana Seidl diz que a alimentação pode ser um herói ou vilão. "Os alimentos são importantíssimos. As frutas e legumes possuem substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento. Além disso, manter um bom aporte de proteínas é fundamental para a produção de colágeno".

Para Ana Carolina, a variação de cores no prato ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. "Uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais, permite defesa contra os radicais livres sem muita necessidade de suplementação oral de ativos antioxidantes. Evitar açúcar é crucial: o açúcar promove glicação (degradação) de colágeno", diz.

Há alguns alimentos chave para você que quer evitar o envelhecimento precoce:

  • Brócolis
  • Sementes de romã
  • Abacate
  • Agrião
  • Pimentão vermelho
  • Mirtilos
  • Mamão
  • Espinafre
  • Amêndoas
  • Batata doce