Skincare: saiba o que deve ser diário, semanal e mensal nos cuidados com a pele

Com tantos produtinhos e peles diferentes por aí é preciso saber dosar para que os cuidados não se tornem vilões

Dos últimos tempos para cá, as pessoas vêm aderindo cada vez mais ao skincare para manter a pele bonita e mais saudável. Mas encontrar os produtos ideais e entender qual a regularidade de uso de cada um pode ser um desafio até para os mais iniciados. O Delas já indicou os melhores cosméticos para criar uma rotina de cuidados com a pele . Agora, vamos te ensinar a entender quando cada um deve ser usado.


Uma das etapas mais queridinhas do skincare é a máscara facial; aprenda quando usar
Foto: shutterstock
Uma das etapas mais queridinhas do skincare é a máscara facial; aprenda quando usar


Com abusos, o skincare pode acabar se tornando um grande vilão. Por esse motivo, é importante saber qual o momento certo de aplicar alguns produtos e quais as composições mais indicadas. A máscara facial , por exemplo, deve ser feita de quanto em quanto tempo? E os cuidados de revitalização?

É importante lembrar que a pele de cada pessoa tem diferentes características e, por isso, pedem por cuidados e até mesmo periodicidades diferentes para a realização dos procedimentos. É sempre recomendado procurar um dermatologista para estabelecer o cronograma skincare ideal, mas aí vão algumas dicas.

Skincare diário

1. Higienização


Como ressalta a dermatologista Claudia Marçal, este é o primeiro passo para criar um cronograma, porque sem a higienização da pele não tem como pensar em outras medidas de cuidado. O skincare demanda que sua pele esteja bem limpinha antes de tomar qualquer outro cuidado.

É importante higienizar a pele duas vezes ao dia, ao lavar o rosto de manhã e antes de dormir. Loções tônicas podem ser aplicadas logo após a higienização para que o pH do tecido cutâneo seja recuperado.

Assim, a pele também ganha uma camada de hidratação, calmante e até mesmo de controle da oleosidade, no caso de peles oleosas. Preste muita atenção na composição: se sua pele for seca ou mista, não use produtos que tenham álcool, como alerta Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia.

2. Cuidados na área dos olhos


Para combater rugas, linhas de expressão e olheiras , cremes para a área dos olhos também podem ser aplicados duas vezes ao dia, seguidos da higienização. Use produtos específicos para esta região.

3. Hidratação

A hidratação também pode ser realizada todos os dias, principalmente os que sejam em formato sérum. Peles mais secas podem utilizar cremes mais rigorosos para criar uma camada de proteção.

Esta camada de proteção também garante que a água transepidermal se mantenha no interior do corpo. Cada produto pode ter propriedades extras, como anti-idade e de combate à flacidez . Opte pelo que for mais apropriado para sua pele.

4. Proteção solar


Faça chuva ou faça sol,  protetor solar é imprescindível para a saúde da pele e deve ser aplicado diariamente. O geneticista Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética, afirma que a ação dos raios solares da pele representa 80% a 90% do fator de envelhecimento. “Alguns indivíduos apresentam maior suscetibilidade ainda ao fotoenvelhecimento, que é quando a pele envelhece prematuramente devido à exposição solar em excesso”, explica.

Você viu?

Na hora de escolher, é importante que o fator mínimo do protetor solar facial seja FPS 30. Se sua pele tiver manchas , busque por produtos que tenham filtros com cor. Além da proteção à luz, raios ultravioletas e infravermelhos, esses protetores são ricos em vitamina A, C e E, além de possuírem antioxidantes e serem calmantes. Seu skincare não pode ficar sem.

5. Revitalização e prevenção

Para combater rugas, flacidez e manchas na pele, os produtos de revitalização e prevenção também podem ser aplicados uma vez ao dia. Para isso, se atende a produtos que sejam à base de ácido hialurônico, antioxidantes e ativos que estimulem as proteínas de proteção celular e de longevidade.

Skincare semanal

1. Esfoliação

esfoliação da pele é um processo importante do cronograma skincare, mas deve ser realizado em um período maior de espaçamento. Realizada com muita frequência, a esfoliação pode machucar o tecido cutâneo.

Essa etapa é importante para tornar a pele mais homogênea, já que retira todas as impurezas da camada superficial. Também é preciso ter cautela na hora de aplicar: faça movimentos circulares e leves para não causar machucados, manchas e cascas.

A esfoliação também vai impactar na hidratação, já que, assim, o creme hidratante poderá penetrar mais profundamente na pele. De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, as partículas do esfoliante nunca devem ser grandes e é indicado que o produto seja de origem natural.

“Além disso, [o esfoliante] deve ter a capacidade de remover as impurezas sem agredir o tecido cutâneo por apresentar na sua formulação produtos calmantes anti-inflamatórios, hidratantes e anti sépticos. O ideal é que seja na forma de um creme ou sabonete com estes grânulos que ajudem na higienização perfeita”, destaca a profissional.

2. Máscara facial


Você com certeza já viu alguma amiga ou amigo usando a famigerada máscara facial no seu feed do Instagram. Além de serem divertidas para fotos, elas têm papel importante no skincare por seu poder de hidratação profunda e de calmante; além das propriedades capazes de controlar a oleosidade.

Os produtos da máscara facial são altamente concentrados e instigam o fechamento da pele, o que torna a penetração dos ativos mais fácil. Portanto, utilizá-la uma vez por semana já é o suficiente.

Skincare mensal

1. Limpeza de pele


A limpeza de pele é um tratamento que deve ser realizado por profissionais, já que podem ser utilizados equipamentos para atender a disfunções específicas. O procedimento é muito procurado para a remoção de cravos , mas também consegue auxiliar no clareamento de manchas, redução de rugas, eliminação de cicatrizes e na melhora da textura da pele.

A limpeza de pele deve ser realizada em períodos mais espaçados. Para peles oleosas, é recomendado que se faça uma vez por mês. Para mistas e secas, o espaço aumenta para dois a três meses.

Cuidados além do skincare

Para conseguir montar o cronograma de skincare ideal para o seu tipo de pele, é recomendado sempre procurar por um dermatologista. Mas existem hábitos, comportamentos e até mesmo condições climáticas que podem agredir a pele.

Por isso, cuidados devem ser redobrados em sol, frio, tempo seco e locais com alta incidência de poluição. Opte por uma alimentação saudável , não fume e procure ajuda caso você tenha problemas de insônia. Sua pele agradece!