4 erros que você não pode cometer na hora de usar máscara facial

É importante saber quais são os ingredientes ativos, higienizar a área e prestar atenção no tempo para que a pele absorva todo benefício da máscara

As máscaras ganham cada vez mais adeptos todos os dias por diversos motivos, sendo um deles a praticidade de combinar vários benefícios de uma só vez. Entretanto, se você não usa a máscara facial da forma certa, sua pele acaba deixando de absorver alguns ativos. 

Leia também: O efeito de máscaras faciais industrializadas é igual ao das naturais? Descubra

A máscara facial é uma forma muito prática de cuidar da pele, mas é preciso saber usar direito para sentir os benefícios
Foto: shutterstock
A máscara facial é uma forma muito prática de cuidar da pele, mas é preciso saber usar direito para sentir os benefícios


“A  máscara facial potencializa o resultado dos mais diversos tratamentos faciais. Promovem super-hidratação na pele e benefícios anti-idade por aumentarem a penetração de um ingrediente que pode estar concentrado”, afirma Isabel Piatti, especialista em estética e cosmetologia e membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica (ABEC).

De acordo com a especialista, saber aplicar uma máscara faz sua pele extrair dela o máximo de benefícios que ela pode oferecer. Porém, nem todas as pessoas seguem as instruções como devem e, por isso, não aproveitam tanto quanto poderiam. Confira os principais erros: 

Erro #1: Não preparar a pele antes de usar máscara facial

Foto: shutterstock
A limpeza de pele é o primeiro passo para que você consiga sentir os benefícios quando aplicar uma máscara facial

Todas as máscaras precisam ser aplicadas após higienização da pele , pois, caso contrário, você só estaria empurrando as impurezas de volta para a pele. “Aplique um bom sabonete, esfolie a pele, tonifique e hidrate, de preferência com um produto que seja da mesma linha para ação complementar a máscara”, explica Isabel. 

Erro #2: Não aproveitar o líquido da máscara facial

Foto: shutterstock
A máscara facial de papel possui tantos benefícios quanto as demais e, dessa forma, o líquido dela pode ser aproveitado

Algumas máscaras são do tipo "sheet masks", compostas por folhas de papel, umedecidas com um líquido com todos os componentes ativos e nutrientes, ou de colágeno. Geralmente, o líquido no qual a máscara é embebida sobra na embalagem ou mesmo escorre, mas ele não deve ser ignorado. 

“Esse líquido que acompanha a máscara é basicamente uma mina de ouro, pode ser altamente rico em nutrientes rejuvenescedores e permite estender o tratamento para colo, pescoço e até mais áreas do corpo”, sugere a profissional. 

Erro #3:  Não ficar de olho no tempo indicado

Foto: shutterstock
Cada máscara facial possui um tempo ideal para fazer o efeito a que se propõe e, geralmente, isso é indicado na embalagem

Além das máscaras não serem indicadas para todos os dias, apenas uma vez por semana, no geral, cada uma tem um tempo até fazer o efeito a que se propõe. Geralmente, esse período costuma ser de 15 a 20 minutos e está indicado na embalagem do produto.

“Respeitar esse período é importante para acalmar a pele e fazer com que ela absorva os ingredientes ativos . Da mesma forma, se passar do tempo, algumas máscaras podem deixar a pele irritada e o rosto vermelho. Portanto, siga as instruções", recomenda a especialista. 

Erro #4: Não prestar atenção na fórmula da máscara facial

Foto: shutterstock
Sempre olhe quais são os ativos da máscara facial que você escolheu, para que sua pele receba os melhores benefícios

Isabel diz que é necessário procurar orientação de um profissional da área de saúde estética para saber o que você pode ou não usar no seu rosto.

“Muitos produtos utilizam substâncias alergênicas ou não são indicados para o seu tipo de pele. Para não ter erro, prefira uma máscara facial com bases biocompatíveis, ou seja, que seja ecologicamente correta e segura, e sem xenobióticos, como os conservantes parabenos, propilenoglicol, liberadores de formol e óleo mineral", finaliza.