Hidratação corporal: 5 alimentos ricos em água para incluir na rotina

Hortaliças, frutas e mais: veja quais alimentos ajudam a manter seu corpo bem hidratado

As frutas são alguns dos alimentos que podem ajudar a manter a hidratação corporal
Foto: shutterstock
As frutas são alguns dos alimentos que podem ajudar a manter a hidratação corporal


O consumo de líquidos  é muito importante para manter o corpo funcionando bem. Além de manter a hidratação , ela ajuda na temperatura corporal, na eliminação de toxinas, na lubrificação das articulações e a manter a pele saudável. É importante ingerir até 2 litros de  água diariamente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além de manter uma garrafinha ou copo cheio sempre ao seu lado, existem alimentos que também cumprem com a função de hidratar o corpo e que devem ser ingeridos regularmente. O nutrólogo Vinicius Aguilera lista cinco alimentos hidratantes para você consumir e como eles agem no corpo.


Você viu?

Hortaliças

Todas as hortaliças possuem muitos minerais e vitaminas que ajudam a manter a imunidade do corpo. Além disso, possuem 95% de água e são muito importantes para ajudar a hidratar o corpo. Outros nutrientes das hortaliças auxiliam no funcionamento de tecidos, células e órgãos.

Frutas

Além de possuírem fibras, 91% da composição das  frutas é água, o que as tornam aliadas para manter a hidratação corporal; além de prevenir doenças coronárias e ajudar a equilibrar o peso . Podem ser ingeridas todos os dias.

Iogurte

Com 86% de água, os iogurtes também ajudam a alcançar a meta diária de ingestão de água. Se for consumido com frequência, o iogurte é capaz de manter a saúde da microbiota intestinal e repor cálcio, proteínas e bactérias probióticas ao organismo.

Peixe

Os peixes têm 82% de água e ainda possuem ômega 3, ferro, cálcio e vitaminas D e B12. Além de manter a hidratação corporal, podem combater doenças cardíacas, ósseas e até anemia, melhorando também o desenvolvimento do cérebro.

Ovos

Sabia dessa? Os ovos têm 71% de água em sua composição. Além disso, é rico em vitaminas, principalmente do complexo B, ferro e ácido fólico.