O chocolate tem propriedades oxidantes e pode ser um aliado da beleza
Larissa Silva
O chocolate tem propriedades oxidantes e pode ser um aliado da beleza


Comer chocolates faz parte do ritual do almoço de Páscoa. Além de ser uma delícia, o chocolate pode ser prevenir o envelhecimento . Conforme explica a dermatologista Ana Paula Fucci: “O cacau é um potente antioxidante, muito rico em polifenóis, que ajudam a prevenir o envelhecimento". Ou seja, o chocolate pode também ser usado como um aliado da beleza, pois tem um grande poder de hidratação.


Comer chocolate faz mal para a pele?

A médica explica que aumento de acne e oleosidade da pele está mais relacionado ao leite e a gordura saturada que são adicionados a ele no preparo do chocolate. Por isso, para manter uma pele bonita e saudável é recomendado evitar  o chocolate ao leite e o chocolate branco. Segundo a médica, ambos tem alto índice glicêmico, ou seja, fazem o açúcar no sangue subir rapidamente, ocorrendo um pico na liberação de insulina, para compensar.

"Esse mecanismo causa o aumento da produção de sebo e da oleosidade da pele, que pode levar ao desenvolvimento ou a piora da acne. Além disso, esse alto teor de açúcar nas células danifica o colágeno e a elastina, provocando envelhecimento, rugas e flacidez. Chama-se glicação”, explica.

Neste caso, o melhor é dar preferência ao chocolate amargo e meio amargo. “O chocolate amargo tem também polifenóis que combatem os radicais livres. Para aproveitar os benefícios do produto para a pele, cabelos e até mesmo unhas é necessário apreciá-lo com moderação, já que é um alimento calórico, rico em gordura e açúcar", explica o médico Franklin Veríssimo, especialista em medicina estética.

Máscara facial de chocolate

Você viu?

A dermatologista Bomi Hong, ensina a seguir como fazer máscara facial em casa. 

1-Antes de aplicar a máscara, limpe o rosto com água morna;

2-Esquente uma toalhinha por alguns segundos no micro-ondas para expor a pele do rosto no vapor; isso ajuda a abrir os poros;

3- Misture duas colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar, 1 colher de sopa e meia de leite, meia colher de mel e misture bem;

4- Aplique a mistura no rosto e pescoço e deixe agir de 15 a 20 minutos;

5- Lave o rosto com água e em seguida aplique um hidratante do tipo sérum.

A médica destaca que é preciso ter cuidado para não contaminar o produto final que será colocado no rosto (higienização é fundamental) e recomenda testar a mistura no braço de 5 a 10 minutos antes de aplicar na face, pois qualquer máscara caseira pode irritar uma pele sensível.


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários