A máscara de proteção é um item essencial para quem precisa sair de casa. Entretanto, usá-la o tempo pode trazer alguns incômodos como dores nas orelhas, óculos embaçados e provocar alguns efeitos na pele do rosto.
Para se livrar do incômodo nas orelhas, você pode usar uma presilha de cabelo
ou fazer um extensor de máscara
. Já no caso dos óculos, além de acertar o ajuste da máscara, a dica é passar sabonete nas lentes. Na questão da pele é preciso analisar qual seu tipo para tomar os melhores cuidados.
Segundo Camille Maia, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e parceira do Instituto FOREO, em alguns casos a máscara pode causar sensação de abafamento e, em outros, até irritar a pele. Ela dá dicas de como agir para seguir com a proteção necessária e ainda cuidar da pele:
Você viu?
Máscara de proteção x pele oleosa
Quem tem esse tipo de pele, de acordo com a médica, sofre bastante com o abafamento e a umidade causados pela respiração. "Nesse caso, o ideal é lavar bem o rosto com os produtos indicados antes de colocar a máscara, evitar o uso de maquiagem pesada e também lembrar de trocar a máscara a cada 2 horas para evitar que ela fique molhada, diminuindo a proliferação de bactérias que possam contribuir para o aparecimento da acne, por exemplo", ensina Camille.
Máscara de proteção x pele seca
Do outro lado, as mulheres de pele seca devem investir em produtos que mantenham o rosto bem hidratado . E para que se tenha uma sensação melhor com a máscara, a indicação da dermatologista é optar por produtos mais fluidos como loções ou gel-creme. Eles vão manter a pele hidratada sem correr o risco de deixá-la oleosa.
Máscara de proteção x pele sensível
Quem tem esse tipo de pele reclama do atrito da máscara. Se notar alguma irritação, Camille diz que o melhor é procurar um médico para entender a gravidade do problema.
"Caso seja algo leve, causado apenas pelo próprio atrito, use antes de colocar a máscara passe um hidratante específico para peles sensíveis que contenha agentes calmantes e tente trocar o tipo de tecido utilizado", sugere a dermatologista. "As mais recomendadas são as feitas de algodão e o ideal é que a utilize apenas o tempo em que estiver em contato com outras pessoas para evitar o atrito e abafamento causados por ela", completa Camille.
Máscara de proteção x pele normal ou mista
De acordo com a dermatologista, se as mulheres com pele normal ou mista não tomarem os cuidados de higiene e limpeza da cútis e das máscaras podem sofrer todos os problemas listados acima. Portanto, para manter a pele saudável, nada de maquiagens pesadas ou de pular passos na rotina de beleza diária.