Quem usa óculos de grau está sofrendo nesse momento de pandemia. Conciliar a máscara de proteção facial com as lentes, sem deixar embaçar, é difícil. Além disso, tem a questão da higienização das hastes, das lentes e dos cuidados com os olhos.

Leia também: Mulher ensina como fazer máscara de meia sem costurar!

máscara
Reprodução
O uso de máscara com óculos pode ser um problema; aprenda a usar

Por que o óculos fica com as lentes embaçadas ? Ao se respirar dentro da máscara , o ar quente que sai pelo nariz escapa pela fresta superior e vai direto para as lentes, deixando tudo ‘nublado’. Para amenizar isso, a Óticas Diniz tem algumas dicas:

  1. Ajuste os elásticos ou laços: molde a máscara ao rosto para evitar que o vapor suba e embace as lentes dos óculos por causa da respiração;
  2. Atenção ao clip nasal: algumas máscaras vêm com uma tira de metal dobrável na altura do nariz, o que ajuda a ajustar e moldar a peça no rosto;
  3. Cole a máscara na pele: já para os modelos sem clip nasal, esparadrapos ou micropore ajudam a deixar a máscara ‘colada’ na parte superior do nariz;
  4. Use papel: coloque um pedaço de papel por dentro da máscara para absorver a umidade causada pelo ar quente, evitando que os óculos embacem. Pode ser papel-toalha ou papel higiênico;
  5. Use o peso dos óculos para bloquear o ar: em último caso, puxe a máscara para cima do nariz o máximo que conseguir, sem prejudicar a visão e mantendo a parte debaixo na parte interior do queixo. Por fim, deixe seus óculos descansaram em cima da máscara para bloquear o ar e não embaçar as lentes. 


A oftalmologista do Hospital das Clínicas, em São Paulo, Lísia Aoki ainda indica outra maneira de acabar com o problema das lentes embaçadas. “Pode passar sabão ou sabonete em barra seco na lente, dos dois lados, e depois pega um lencinho ou pano macio e ‘lustra’. Isso ajuda a melhorar”, indica.

Como higienizar os óculos?

Para quem precisa sair em meio a pandemia , é essencial higienizar tudo quando chega em casa para que o vírus não se espalhe, e nessa lista de limpeza estão os óculos. Lísia ensina as formas corretas de fazer essa higienização.

“Pode higienizar com água e sabão, mas a questão é que dependendo do produto que usamos, pode estragar a lente e a armação. O álcool 70%, que estamos usando em casa, pode causar algum prejuízo em lentes ultravioleta, antirreflexo, etc., pode estragar”, explica.

A recomendação da oftalmologista é o uso do álcool isopropílico . “Ele tem pouca água e é indicado para limpar equipamentos eletrônicos, esse álcool dá para usar nos óculos sem estragar a lente”, diz Lísia.

Leia também: Estas mulheres estão usando sacolas de compra como vestidos na quarentena

A periodicidade da limpeza depende do quanto você sai de casa. A médica indica uma vez ao dia e toda vez que retornar de supermercados, farmácia e outros locais.

    Veja Também

      Mostrar mais