Durante a pandemia da Covid-19, o uso de máscaras se tornou essencial. Agora, com a reabertura de comércios e outros locais , o item é obrigatório. Mas sabemos que o uso da máscara pode ser desconfortável. 

Já falamos por aqui como acabar com o problema de  óculos embaçados com o uso de máscaras e também uma dica fashion para quem usa máscara de elástico e sente dores ou incômodo nas orelhas

extensor de máscara
Reprodução/Youtube
Exemplo de um extensor de máscara

Se os elásticos forem seu problema, uma outra ideia que tem feito sucesso por aí é o uso de extensor de máscara. 

Ele passará por trás da cabeça e se prenderá aos elásticos. O truque ainda ajuda a manter o item no lugar, fator importante para garantir a proteção adequada. 

A youtuber Adriana Schultz ensina como fazer o extensor: 


Você sabe usar e cuidar da sua máscara?

mulher negra de máscara
Pexels/Retha Ferguson
Com a reabertura gradual de negócios e locais públicos, é ainda mais essencial usar máscaras

Não adianta seguir as dicas e usar as máscaras da forma errada - sem cobrir o nariz e a boca, por exemplo. Também é preciso fazer a limpeza do item da forma correta. 

O Ministério da Saúde tem as dicas de como usar a máscara da forma certa e de higienização:

  • A máscara é de uso pessoal, não deve ser compartilhada com familiares ou amigos.
  • É muito importante também que ela seja trocada a cada duas horas ou quando estiver suja.
  • O melhor jeito de lavar as máscaras de pano, segundo o orgão, é o seguinte: “Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A diluição é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (10 ml de água sanitária para 500ml de água potável); Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão; Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão”. 


    Veja Também

      Mostrar mais