A aplicação de toxina botulínica A ( Botox®) ajuda a manter os músculos relaxados e atenuar rugas e marcas de expressão por cerca de 3 a 4 meses. Acompanhamento com o dermatologista ajuda a prolongar os efeitos e saber a hora certa de uma nova aplicação, mas nesses tempos de isolamento, a saída é buscar maneiras de manter os bons resultados em casa. 

Leia também: Sem tempo para você? Conheça cuidados de beleza no banho

skincare
shutterstock
Há diversas maneiras de manter o resultado do botox em casa


O Delas conversou com dermatologistas para saber o que fazer para manter e até prolongar o efeito do Botox . Com isso, temos 5 dicas bem simples - e cuidado, até a expressão que você faz durante os exercícios físicos pode influenciar!

1. Fuja das massagens faciais!

massagem facial
Reprodução
A massagem facial faz com que os músculos contraiam e diminui o efeito do Botox


O dermatologista Marcos Bonassi desaconselha esse tipo de massagem. Apesar de ter efeito relaxante, ela "estimula a contração da musculatura, o que reduz o efeito do Botox, já que a toxina deve agir sozinha".

2. Cremes podem ajudar

hidratação
shutterstock
Cremes firmadores ajudam a manter a pele viçosa e entram em sintonia com o botox


Já cremes firmadores e máscaras são bem-vindos. "Alguns cremes ajudam a firmar a pele , apresentando uma ação sinérgica, ou seja, esses cremes ajudam a colaborar um pouquinho com o Botox para que a pele fique mais firme e mais bonita", afirma o dermatologista.

3. Mantenha uma rotina de beleza

skincare
shutterstock
Ter uma rotina skincare ajuda a manter resultados e deixar a pele mais viçosa


Como afirma o também dermatologista Franklin Veríssimo, associar a skincare com o tratamento de Botox ajuda a manter o efeito estético do tratamento. Bonassi concorda e diz que ter uma "pele bem cuidada, limpa, nutrida e com uso de um produto que está estimulando colágeno vai deixar a aparência mais bonita".

Leia também: Limpeza, hidratação e mais: saiba como montar a rotina de beleza ideal

4. Estresse acaba com o botox

estresse
shutterstock
O estresse e a contração dos músculos faciais faz com que o Botox não tenha ação reparadora


Se você tende a ter situações de estresse ou contrai muito os músculos do rosto, atenção. Segundo Bonassi, quando a pessoa involuntariamente franze a testa, fica brava ou tem fisionomia carregada, há a contração do músculo e isso faz com que o Botox dure menos.

"O Botox vai atuar na contração do músculo, que provoca a ruga de expressão. Quando ele está atuando essa ruga não aparece. Se eu não ficar tenso, inclusive na hora do exercício físico não fazendo muita força muscular facial, eu vou deixar que esse Botox atue e permaneça por mais tempo", afirma o dermatologista.

Ele indica continuar com exercícios físicos, mas poupando as expressões faciais, exigindo menos dos músculos e da toxina botulínica, deixando-a agir por mais tempo.

5. Ácido Hialurônico é peça-chave

skincare
shutterstock
O ácido hialurônico auxilia a reestruturar o rosto e a pele


Dentro da rotina de skincare, o  ácido hialurônico é um agente perfeito para você que quer prolongar o resultado do Botox. Além de ter efeito anti-idade, segundo Franklin, o ácido hialurônico auxilia na reestruturação facial e ajuda a aumentar o tempo e a melhorar o efeito estético da toxina.

    Veja Também

      Mostrar mais