Durante o isolamento social por causa do novo coronavírus (Sars-CoV-2), as tarefas se multiplicam. Home office, limpeza, cozinhar, entretenimento. A rotina fica mais tensa por causa da pandemia e do excesso de tarefas.

banho
Reprodução/Shutterstock
Apesar do excesso de tarefas, utilize o banho para relaxar


E muitos podem esquecer ou não ter tempo para fazer algum tratamento de beleza em casa, ou fazer algo que relaxe durante este período. Mas durante  banho , dá para criar um verdadeiro Spa, revigorante e que pode ser um aliado nos cuidados estéticos.

Leia também: Aprenda hábitos para retardar o envelhecimento de pele e cabelos

Por isso, o Delas conversou com especialistas que reuniram dicas para você que quer se cuidar sem perder muito tempo na quarentena! O banho pode ser um momento relaxante no dia a dia. Confira

Alterne a temperatura da água

banho
shutterstock
Alternar a temperatura da água pode dilatar vasos e relaxar


Se você tem uma pele saudável, a dermatologista Veridiana Abud recomenda fazer a alternância da temperatura da água durante o banho. "O sistema linfático é estimulado, realizando uma pequena drenagem linfática". 

A troca deve ser feita com calma. Comece com água morna e só troque para fria quando o corpo se acostumar com a temperatura, a partir da primeira troca, vá alternando conforme o costume do corpo.

Esfolie o corpo

banho
shutterstock
Aproveite o banho para fazer uma esfoliação


Veridiana recomenda fazer uma esfoliação corporal uma vez por semana no banho. "Uma boa receita caseira é misturar 1/2 xícara de óleo de coco e 1 xícara de açúcar cristal. Misture e aplique no corpo em movimentos circulares", indica a dermatologista.

Leia também: Aprenda 3 receitas poderosas de esfoliantes caseiros para o rosto

No pós-banho, o melhor é a hidratação. Porque a pele úmida absorve mais os hidratantes e os benefícios são bem melhores. Pode usar um óleo ou hidratante corporal.

Cuide dos cabelos

banho
Freepik/jcomp
Lave os cabelos de 2 em 2 dias ou todo dia dependendo da temperatura em casa


Que tal esfoliar o couro cabeludo? Veridiana Abud aponta que há diversos shampoos específicos para a esfoliação, mas se quiser algo mais caseiro, a dermatologista recomenda "usar 3 colheres de sopa de mel e 2 colheres de sopa de açúcar. Mexa a misturinha e aplique massageando o couro cabeludo. Deixe agir por 10 minutos e depois lave o cabelo normalmente".

Já para potencializar a hidratação dos fios, ela recomenda adicionar 1 colher de sopa de óleo de coco e 1 colher da sua máscara preferida. Então mexa e aplique ao longo dos fios. Enxágue após 15 minutos e passe o condicionador.

Use o banho para relaxar

banho
shutterstock
Use o momento do banho para ter um relaxamento


Há diversos meios acessíveis para tornar o banho um momento de relaxamento. Veridiana diz que um desses meios é colocar chá de camomila em um pano limpo de algodão e prendê-lo na saída de água do chuveiro, com a ajuda de um elástico. "Assim, quando a água passar pelo chá você terá o benefício de um banho aromático e relaxante", diz a dermatologista.

Leia também: Spa na quarentena: aprenda 7 receitas de beleza caseiras

Outra dica é usar óleos de banho para fazer uma pequena massagem. O mais importante é introduzir o tratamento que mais se adequa a sua rotina e usar o momento para o autocuidado.

    Veja Também

      Mostrar mais