A maioria das pessoas já adotou o isolamento social e está passando mais tempo em casa. Nesse momento, é interessante aproveitar o tempo livre para fazer atividades prazerosas e até aprender algo novo. Então, por que não cuidar de si mesma e fazer algumas receitas de beleza?

Leia também: Posso deixar a máscara de argila secar? Descubra se você usa do jeito certo

Pensando nisso, Gina Matzenbacher, dermatologista da Clínica Leger RJ, reuniu dicas de beleza caseiras para você cuidar do corpo e do rosto no conforto do seu lar. Confira:

1. Máscara capilar de chocolate

chocolate
shutterstock
Para essa máscara capilar você vai precisar de condicionador, chocolate e óleo de coco

A máscara de chocolate com óleo de coco é perfeita para a hidratação capilar. Você vai precisar de 1 colher de chá de condicionador, 2 colheres de sopa óleo de coco e 2 quadradinhos de chocolate derretido (da sua preferência, o que tiver em casa).

Depois, misture os ingredientes e aplique no cabelo massageando bem. Nos cabelos mais oleosos, deixe agir por 30 minutos e enxágue. Já os cabelos mais ressecados, deixe agir por uma hora e lave.

2. Compressa de leite hidratante

leite
shutterstock
Se você tem leite em casa, pode aproveitar para fazer compressas e proporcionar uma série de benefícios à pele

O leite hidrata, retarda o envelhecimento e até melhora a aparência. Para aproveitar os benefícios, você pode molhar um pano de algodão em leite, na temperatura ambiente, e levar ao colo e ao rosto. Deixe por 10 minutos. Se a sua pele for oleosa, é recomendado consultar um dermatologista antes de fazer o procedimento. 

Leia também: 4 erros na rotina de cuidados que podem deixar a sua pele oleosa

 3. Máscara facial anti-oleosidade

A máscara pode ajudar e muito na oleosidade da pele
shutterstock
pele envelhecida

Tem a pele muito oleosa? Você pode fazer uma máscara com duas colheres de sopa de maisena e um pouco de água, até formar uma pastinha homogênea. Aplique no rosto e deixe agir por  20 minutos. Remova apenas com água. 

4. Peeling com açúcar e mel

mel
shutterstock
Misture mel com açúcar para uma fazer um esfoliante potente capaz de promover uma série de benefícios

A esfoliação é perfeita para estimular a circulação, remover células mortas, evitar pelos encravados e dar leveza e maciez para a pele. A junção do mel com o açúcar é indicada para mandar embora tudo o que o organismo rejeitou, já que são grânulos que substituem esfoliantes químicos e até de um peeling de diamante.

A mistura dos ingredientes que todo mundo tem na despensa pode ser usada no corpo todo. A dica é fazer com açúcar cristal, para ter uma melhor esfoliação. 

5. Loção anti-inflamatória

babosa
Getty Images
A babosa, ou aloe e vera, é um ótimo aliado das receitas de beleza e pode ser utilizado para aliviar a irritação da pele após a depilação


O aloe vera, ou babosa, é indicado para os cuidados corporais por ter ação anti-inflamatória. Se você sofre com foliculite, acne ou até tem irritação da da pele após métodos depilatórios, vale investir no ingrediente. O recomendado é cortar a folha in natura e recolher o líquido. Ele pode ser armazenado na geladeira, mas o ideal é que seja utilizada no período de até três dias.

6. Esfoliante e hidratante corporal de chocolate

chocolate
Pexels
O chocolate é versátil e também pode ser utilizado para fazer um esfoliante corporal

O chocolate é um ótimo hidratante e antioxidante. Para aproveitar os benefícios, derreta uma barra no fogo com leite e um pouco de açúcar cristal. Depois que esfriar, você pode aplicar na pele, em movimentos circulares para esfoliar e ativar a circulação.

Deixe atuar por 20 minutos na pele para um efeito hidratante. Isso melhora a textura da pele, hidrata e dá luminosidade

Leia também: 5 exageros nos cuidados com a pele que podem arruinar sua beleza

7. Creme clareador

passando creme na perna
shutterstock
Aproveite o ácido lático do leite para clarear algumas áreas da pele

Se você quer incluir na rotina de beleza caseira algo para clasear a pele, aposte no leite. Há quem indique o limão para isso, já que a fruta é antioxidade, mas não é verdade. O ingrediente pode escurecer e causar manchas, a fitofotodermatose. 

A dica da dermatologista é incluir o leite em algum creme da sua preferência. Ele tem ácido lático que contém um potente clareador e pode ser indicado para clarear áreas como joelhos, cotovelos e axilas. Quem preferir pode usar um hidratante à base de leite. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários