Qual o creme mais indicado para as rugas ? E para quem tem acne? Ou ainda se a  pele é oleosa? A resposta está na composição, mas muitas vezes os rótulos de cremes e outros cosméticos não passam de nomes de substâncias estranhas. Mas saber quais itens são usados ali e entender a função dos ácidos na fórmula faz toda a diferença na hora de comprar o produto certo.

Cada ácido tem benefícios específicos para a pele
shutterstock
Cada ácido tem benefícios específicos para a pele


O uso de ácidos tem o objetivo de promover a queratólise, que é a remoção dessa fina camada sob a pele, provocando uma descamação e renovação celular, como explica a dermatologista Bianca Gastaldi. "Por isso, peelings ou uso de produtos com ácido proporcionam a pele a volta do viço e brilho, atenua as rugas, homogeneíza a pele e devolve o brilho", completa. 

A especialista traz uma lista com os ácidos mais comuns e suas funções:

Alfahidroxiacidos:  derivados de frutas e alimentos, não irritam tanto a pele e podem ser usados por quem tem alergia facilmente. Por não deixar a pele sensível no sol, pode ser usado em qualquer época do ano e também durante o dia sem problemas. Esse ácido se encaixa muito bem para pacientes menos cuidadosos ou adolescentes, por não serem tão agressivos. Exemplos:

  • Ácido glicólico - feito da cana de açúcar
  • Ácido mandélico - das amêndoas amargas
  • Ácido Kójico - da fermentação do arroz
  • Ácido lático - do leite
  • Ácido azelaico - do trigo, centeio ou cevada
  • Ácido ferúlico – feito de farelo de arroz e milho

Ácido Retinóico:  derivado da vitamina A, ele pode manchar a pele ao ter contato com o sol, ou seja, só pode ser usado à noite e caso não seja removido corretamente, ele pode ter resultados insatisfatórios. Também é um ácido potencialmente irritativo, quem tem pele mais sensível pode ficar com a pele avermelhada, ressecada, ardida e com prurido.

Leia também: Cuidados com a pele: o que muda na rotina depois dos 50 anos?

Mas ao mesmo tempo é um dos ácidos mais estudados na área com maior potencial de estimulação de colágeno e para promover a queratólise, a remoção do estrato córneo que fica sob a pele.

Você viu?

Ácido Salicílico:  com ação anti-inflamatória e queratolítica – que promove escamação da pele. É bastante indicado para quem tem pele com acne, inflamada e rosácea. Para quem tem pele sensível, como adolescentes com acne, ele é bem recomendado por dermatologistas.

Ácido hialurônico:  é uma molécula maior que a molécula de água, e por osmose ela retém a agua em torno dela, e por isso promove a hidratação da pele. Sua função é promover a restauração da barreira da pele, hidratando-a e mantendo regularizada

Leia também: Contra envelhecimento e pele ressecada: dicas para acertar no ácido hialurônico

Cuidados ao apostar nos ácidos

Apesar de ter benefícios, cada ácido deve ser usado com cuidado
shutterstock
Apesar de ter benefícios, cada ácido deve ser usado com cuidado



Como Bianca já ressaltou, alguns ácidos exigem mais cuidados que outros. Por isso é sempre válido procurar um atendimento médico especializado antes de começar qualquer tratamento. E para quem vai fazer um tratamento em casa, os cuidados devem ser redobrados.

Segundo a dermoatologista Kédima Nassif, independente do ácido usado, é cuidado básico e necessário utilizar o protetor solar diariamente, com fator mínimo 30 e a reaplicação a cada duas horas, mesmo em casa. 

Mas se você irá aplicar  ácidos que podem manchar no sol, o dermatolgista Abdo Salomão Jr recomenda o uso à noite. "Como é um período em que a pele é menos exposta aos agressores ambientais, esse é o momento ideal para aplicarmos esses ativos mais poderosos na pele", afirma o médico.

Para a dermatologista Kédima Nassif, ácidos fortes e fotossensíveis não são recomendados a quem tem pele sensível ou fragilizadas. Então tome cuidado se está com a pele recém-depilada, Kédima afirma que o uso do ácido é contra-indicado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!