Você sabia que vírus e bactérias podem sobreviver até seis horas nos fios de cabelo e na barba? Essa é uma preocupação que tem crescido nos tempos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e alertado os homens que costumam usar barbas grandes.

Leia também: O que você precisa saber para cuidar dos cabelos na quarentena?

barba arrow-options
shutterstock
Você precisa tomar alguns cuidados depois do transplante de barba, como não barbear por 15 dias e não se expor ao sol

Apesar de muitos indicarem o corte da barba para evitar a proliferação do vírus, tomar cuidados com a higienização da região já é suficiente para que não haja problemas de saúde. Dessa forma, o Delas conversou com alguns especialistas que indicaram os melhores procedimentos de beleza para a barba. Anote e passe todas as dicas para o seu pai, irmão ou namorado.

Higiene em primeiro lugar

"Não há necessidade de removê-la [a barba] por completo, a não ser que você queira ter uma preocupação a menos. Porém, se continuar com a barba, é fundamental não tocar os pelos faciais e higienizar muito bem a região todos os dias", recomenda Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

E como é a melhor forma de higienizá-la? Segundo Sergio Vianna, expert do Fil Hair & Experience, o correto ao  lavar a barba é lavá-la com água gelada e duas vezes com shampoo para retirar todos os resíduos de gordura dos fios. Porém, é essencial se atentar aos componentes do shampoo.

Leia também: 7 tratamentos de beleza comuns que você não deve fazer em casa

O hairstylist Armando Bessa indica aqueles sem sulfatos ou tensoativos, uma vez que estas substâncias podem remover a hidratação natural. “Este passo é importante porque nenhum outro produto irá agir corretamente se a região não estiver bem limpa”, explica o profissional.

Segundo a dermatologista Anelise Ghideti, da AE Skin Center, os homens costumam ter uma pele mais oleosa, por isso é importante atenção na hora de hidratar.

“A pele masculina costuma apresentar imperfeições, poros dilatados, cravos e brilho excessivo, principalmente na chamada zona T. Por isso, a limpeza deve ser feita duas vezes ao dia com sabonetes que contenham substâncias desengordurantes e adstringentes, deve-se também evitar a lavagem em excesso, já que isso pode provocar o efeito 'rebote' levando a uma maior produção de gordura pela pele”, explica.

Hidrate os fios

Para que os fios fiquem arrumados e não incomodem a pele, é recomendável escová-los após a lavagem e manter a hidratação. Nesse procedimento, Bessa indica o balm, que reduz o frizz e dá volume; o óleo, que hidrata e nutre os fios de ponta a ponta, e a cera, que, por ser mais densa, também modela. Além disso, aplicar filtro solar no rosto completa a hidratação da pele.

Posso cortar a barba em casa?

A resposta é não! Profissionais como Sergio Vianna acreditam que o processo é perigoso. “Não é indicado cortar a barba em casa, porque os materiais são perigosos e com isso as pessoas podem se machucar, além de detonar o formato da barba”, explica.

Leia também: Como manter os tratamentos estéticos em casa?

Se você está preocupado com a proliferação do vírus nos fios da sua barba , a melhor opção é raspar tudo. “Dê preferência para fazer a barba após o banho, quando os pelos estão mais macios e utilize a lâmina de barbear sempre no sentido do crescimento dos pelos para evitar alergias, encravamento e vermelhidão. Não esqueça da loção pós barba que acalma a pele”, recomenda a dermatologista Anelise.

    Veja Também

      Mostrar mais