Estar em casa durante a quarentena por causa do novo coronavírus (Sars-Cov-2) pode fazer com que muitas mulheres apostem em tratamentos de beleza , afinal que mal há seguir aquela dica do YouTube e acabar com os cravos que tanto incomodam? Eis a questão! Alguns tratamentos são verdadeiras armadilhas para a pele. 

mulher limpando a pele diante do espelho arrow-options
shutterstock
Alguns tratamentos de beleza caseiros podem trazer sérios prejuízos para a pele


Leia também: Especialistas alertam: tratamentos caseiros podem piorar cravos e espinhas

Tentar fazer o que normalmente profissionais fariam, como espremer cravos ou dermaplaning, com ingredientes caseiros pode ser danoso à pele , como ressalta reportagem do portal Byrdie. 

O site monta uma lista com os tratamentos de beleza e procedimentos que não devem ser feitos em casa e explica os riscos de cada um. 

Peeling caseiro

rosto e pele arrow-options
Getty Images
O peeling deve ser feito com profissionais

A dermatologista Debra Jaliman diz ao Byrdie que fazer um peeling químico caseiro não é recomendado pois o tratamento retira a camada externa da pele durante procedimento.

Além disso, há o risco de errar na escolha dos produtos. "Alguns têm baixa concentração de ácidos, mas algumas pessoas compram ácidos muito fortes para a pele. O recomendado é fazer peelings apenas superficiais, que não machucam o rosto", comenta.

Extração de cravos e cistos

cravos no nariz arrow-options
shutterstock
Retirar cravos em casa pode causar lesões na pele

Aquele cravo chato ou cisto irritante pode levar qualquer um à loucura, mas é bom esperar um pouco antes de tentar retirá-lo sozinho, não importa quantos  vídeos na internet você tenha visto, isso não é treinamento adequado para extrair nada. 

A dermatologista Zain Husain conta que é necessário cuidado ao realizar uma extração desse tipo, pois pode ocasionar "inflamações e até infecções se for feito de uma maneira incorreta ou sem higiene. O resultado pode ser desastroso, podendo gerar cicatrizes".

Microagulhamento

mulher no espelho arrow-options
shutterstock
Microagulhamento caseiro não é recomendado pelos especialistas

A popularidade do microagulhamento cresceu nos últimos anos e hoje em dia há diversas ferramentas para fazer o tratamento em casa , mas isso não significa que é seguro fazê-lo. Husain explica que o microagulhamento caseiro pode ocasionar cicatrizes e hiperpigmentação pós-inflamatória e, dependendo do uso, o tratamento pode dar muito errado.

O melhor a fazer é esperar a quarentena acabar para voltar a fazer este tipo de tratamento facial.

Preenchimentos

preenchimento arrow-options
Thinkstock/Getty Images
O preenchimento caseiro pode trazer danos irreversíveis para a pele

Pode ser estranho, mas a dermatologista afirma que "há muitos casos de pessoas que compram preenchimentos online e injetam nelas mesmas apenas por motivos estéticos, e é muito errado pois você não sabe qual é o produto que você está recebendo".

Fazer preenchimento caseiro pode ter diversas consequências, como infecção, danos a nervos faciais, necrose da pele e até cegueira. Este tipo de tratamento deve ser feito sempre com um profissional treinado.

Leia também: "Deu ruim" no preenchimento labial? Saiba o que fazer para corrigir isso

Remoção de verrugas

mulher asiática arrow-options
FreePik
Tirar verrugas em casa pode ser arriscado

Se você tem alguma verruga que te incomoda, a primeira ideia é retirá-la não é? Mas Husain afirma que é uma péssima ideia. Ela diz que muitos kits "vendidos online prometem cortar o mal pela raiz, mas é muito perigoso fazer sem higiene e antes de tudo é necessário avaliar se aquilo é uma verruga ou uma lesão na pele".

Dermaplaning

Mulher com lâmina de barbear arrow-options
Freepik/drobotdean
Usar a lâmina pode gerar lesões na pele

Outra tendência estética é o dermaplaning, que é o uso de uma pequena lâmina para retirar pele morta e penugem do rosto. Deve-se ter muito cuidado para não fazer cortes superficiais, inflamações e hiperpigmentação. O melhor é evitar o tratamento e esperar para poder ir em um especialista para fugir destes riscos.

Qualquer coisa que envolva cola

pele arrow-options
shutterstock
Passar cola na pele pode entupir poros

Na internet há diversos tutoriais que ensinam a fazer tratamentos de beleza para pele com cola ou misturas com o material em casa , desde peeling até extração de cravos. Mas não vale a pena, a cola não é feita para a pele, podendo gerar irritações, inflamações e um possível entupimento de poros.



    Veja Também

      Mostrar mais