Estar em casa durante a quarentena por causa do novo coronavírus (Sars-Cov-2) pode fazer com que muitas mulheres apostem em tratamentos de beleza , afinal que mal há seguir aquela dica do YouTube e acabar com os cravos que tanto incomodam? Eis a questão! Alguns tratamentos são verdadeiras armadilhas para a pele. 

Alguns tratamentos de beleza caseiros podem trazer sérios prejuízos para a pele
shutterstock
Alguns tratamentos de beleza caseiros podem trazer sérios prejuízos para a pele


Leia também: Especialistas alertam: tratamentos caseiros podem piorar cravos e espinhas

Tentar fazer o que normalmente profissionais fariam, como espremer cravos ou dermaplaning, com ingredientes caseiros pode ser danoso à pele , como ressalta reportagem do portal Byrdie. 

O site monta uma lista com os tratamentos de beleza e procedimentos que não devem ser feitos em casa e explica os riscos de cada um. 

Peeling caseiro

O peeling deve ser feito com profissionais
Getty Images
O peeling deve ser feito com profissionais

A dermatologista Debra Jaliman diz ao Byrdie que fazer um peeling químico caseiro não é recomendado pois o tratamento retira a camada externa da pele durante procedimento.

Além disso, há o risco de errar na escolha dos produtos. "Alguns têm baixa concentração de ácidos, mas algumas pessoas compram ácidos muito fortes para a pele. O recomendado é fazer peelings apenas superficiais, que não machucam o rosto", comenta.

Extração de cravos e cistos

Retirar cravos em casa pode causar lesões na pele
shutterstock
Retirar cravos em casa pode causar lesões na pele

Aquele cravo chato ou cisto irritante pode levar qualquer um à loucura, mas é bom esperar um pouco antes de tentar retirá-lo sozinho, não importa quantos  vídeos na internet você tenha visto, isso não é treinamento adequado para extrair nada. 

A dermatologista Zain Husain conta que é necessário cuidado ao realizar uma extração desse tipo, pois pode ocasionar "inflamações e até infecções se for feito de uma maneira incorreta ou sem higiene. O resultado pode ser desastroso, podendo gerar cicatrizes".

Você viu?

Microagulhamento

Microagulhamento caseiro não é recomendado pelos especialistas
shutterstock
Microagulhamento caseiro não é recomendado pelos especialistas

A popularidade do microagulhamento cresceu nos últimos anos e hoje em dia há diversas ferramentas para fazer o tratamento em casa , mas isso não significa que é seguro fazê-lo. Husain explica que o microagulhamento caseiro pode ocasionar cicatrizes e hiperpigmentação pós-inflamatória e, dependendo do uso, o tratamento pode dar muito errado.

O melhor a fazer é esperar a quarentena acabar para voltar a fazer este tipo de tratamento facial.

Preenchimentos

O preenchimento caseiro pode trazer danos irreversíveis para a pele
Thinkstock/Getty Images
O preenchimento caseiro pode trazer danos irreversíveis para a pele

Pode ser estranho, mas a dermatologista afirma que "há muitos casos de pessoas que compram preenchimentos online e injetam nelas mesmas apenas por motivos estéticos, e é muito errado pois você não sabe qual é o produto que você está recebendo".

Fazer preenchimento caseiro pode ter diversas consequências, como infecção, danos a nervos faciais, necrose da pele e até cegueira. Este tipo de tratamento deve ser feito sempre com um profissional treinado.

Leia também: "Deu ruim" no preenchimento labial? Saiba o que fazer para corrigir isso

Remoção de verrugas

Tirar verrugas em casa pode ser arriscado
FreePik
Tirar verrugas em casa pode ser arriscado

Se você tem alguma verruga que te incomoda, a primeira ideia é retirá-la não é? Mas Husain afirma que é uma péssima ideia. Ela diz que muitos kits "vendidos online prometem cortar o mal pela raiz, mas é muito perigoso fazer sem higiene e antes de tudo é necessário avaliar se aquilo é uma verruga ou uma lesão na pele".

Dermaplaning

Usar a lâmina pode gerar lesões na pele
Freepik/drobotdean
Usar a lâmina pode gerar lesões na pele

Outra tendência estética é o dermaplaning, que é o uso de uma pequena lâmina para retirar pele morta e penugem do rosto. Deve-se ter muito cuidado para não fazer cortes superficiais, inflamações e hiperpigmentação. O melhor é evitar o tratamento e esperar para poder ir em um especialista para fugir destes riscos.

Qualquer coisa que envolva cola

Passar cola na pele pode entupir poros
shutterstock
Passar cola na pele pode entupir poros

Na internet há diversos tutoriais que ensinam a fazer tratamentos de beleza para pele com cola ou misturas com o material em casa , desde peeling até extração de cravos. Mas não vale a pena, a cola não é feita para a pele, podendo gerar irritações, inflamações e um possível entupimento de poros.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!