Tamanho do texto

Além de piorar a pele, alguns tratamentos sem indicação médica podem até causar manchas escuras e cicatrizes

Quem nunca experimentou um tratamento caseiro para acne? Seja de uma amiga que indicou ou até mesmo depois pesquisar na internet, é comum a pessoa procurar métodos fáceis e evitar um profissional. Mas se você escolheu esse caminho, deve saber que os riscos são grandes e quem alerta são os dermatologistas.

Leia mais:  Mapa das espinhas: mito ou verdade?

"Tratamentos caseiros costumam ter pouca eficácia e, algumas vezes, podem ser perigosos. Não recomendo nenhum tipo de tratamento caseiro sem uma consulta prévia a um especialista", explica a dermatologista Tatiana Jerez.

Thaís Jerez, que também é dermatologista, alerta: "A pele de quem tem acne exige mais cuidado em relação a qual produto ser utilizado, sob o risco de piorar o problema."

Cravos
Getty Images
Cravos


Cravo, espinha e acne

O cravo e a espinha são manifestações de uma mesma doença: a acne. A diferença, explica Tatiana, é que o cravo não tem inflamação, já a espinha tem. Por isso, o tratamento pode até ser à base de antibiótico, segundo Thais. 

Riscos de tratamentos caseiros

As especialistas afirmam: tratamentos caseiros e sem indicação médica podem piorar a acne porque há o risco de entupimento dos poros. "Esses produtos também podem estimular a oleosidade e causar alergia de contato", completa Thais. 

Segundo Tatiana, há risco de ficar com marcas permanentes na pele. "A pele pode ficar com sequelas como manchas escuras ou, ainda pior, cicatrizes", diz a dermatologista.

Ela ainda comenta o caso de uma paciente que teve problemas após ouvir um conselho de família. "Recentemente atendi uma paciente que usou uma colher quente para desinflamar uma espinha, seguindo orientação da avó, e acabou com uma queimadura que gerou uma cicatriz". 

Leia mais:  Sabonetes, xampus e gel podem fazer mal à pele?

Indicação de tratamento caseiro

Tatiana não indica nenhum tratamento caseiro para quem está incomodado com a acne. "O melhor tratamento para quadros de doenças de pele deve ser orientado por um dermatologista. Tentativas caseiras de resolver um problema às vezes simples podem acabar complicando o quadro".

Já Thais conta que costuma indicar apenas um tratamento caseiro. "Sugiro apenas chá de camomila gelado para que a paciente faça compressas. Isso ajuda bastante nos momentos em que a pele está bem inflamada, como na acne e após o uso de laser".



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.