O isolamento social como medida para tentar o avanço do novo coronavírus no Brasil afastou as mulheres dos salões de beleza, mas não dos cuidados. É possível aproveitar o tempo para cuidar dos cabelos em casa. 

cabelo bonito arrow-options
shutterstock
Aproveite o tempo da quarentena e siga rotinas que vão te ajudar a cuidar dos cabelos em casa

Leia também: Quebra x queda de cabelo: saiba identificar seu problema e veja tratamentos

A quarentena pode trazer estresse e ansiedade para muitos, e isso tem consequências para pele, unhas e cabelos. Segundo a dermatologista Natasha Crepaldi, alguns meses do pico de tensão podem resultar em "quadros de queda de cabelo e unhas fracas, já que como os cabelos tem as células de maior reprodução do organismo, é uma das primeiras que o organismo poupa nessas situações de estresse". 

Com isso, vale a pena investir em formas de cuidar dos cabelos em casa . Isso ajuda a garantir a saúde dos fios e também a cuidar de si. 

Leia também: "Franja pandêmica" é a nova moda para superar o tédio da quarentena

A dermatologista Ana Carolina Rocha dá as dicas para ter cabelos lindos e saudáveis mesmo nesse turbilhão de emoções. 

Hidratação

A hidratação semanal ajuda a manter a saúde dos cabelos, o brilho e a beleza dos fios arrow-options
shutterstock
A máscara capilar em excesso pode deixar o cabelo pesado e sem brilho


Para deixar os cabelos hidratados , a dermatologista recomenda fazer uma hidratação semanal, com toucas térmicas ou metalizadas, que retém calor. A opção do creme vai ao encontro do dano a ser reparado e prescrita para o tipo de necessidade. A dica que Ana Carolina dá é de evitar “sal, agentes como petrolato, silicone e parabenos. O importante é não deixar resíduos químicos no couro cabeludo e nos fios”.

Ela também alerta para o uso de óleo de coco e óleos com aquecimento baixo, porque podem fritar os fios e dar o resultado contrário ao desejado. O condicionador é indicado após o uso da máscara para disciplinar os fios. 

Uma dica é usar água termal após a hidratação, que complementa a hidratação com sais minerais ou tônicos capilares que podem ajudar no crescimento ou revitalização dos cabelos e até controlar seborréia e irritações. A dermatologista indica utilizar os dois antes de dormir, para ter melhor absorção.

Uso de shampoo e condicionador

Lave os cabelos de 2 em 2 dias ou todo dia dependendo da temperatura em casa arrow-options
Freepik/jcomp
Lave os cabelos de 2 em 2 dias ou todo dia, dependendo da temperatura em casa


A dermatologista recomenda o uso diário ou em dias alternados, o ideal é não ficar “mais que 2 dias sem lavar os cabelos, pois com o tempo o couro cabeludo acumula células mortas e pode virar meio de cultura para fungos”. 

Ela também aponta para o uso contínuo do mesmo tipo de shampoo e condicionador, não podendo passar de 3 meses, por causa do mecanismo de tolerância farmacológico dos cabelos.

 Cuidados caseiros são bons, mas tome cuidado

mulher olhando o couro cabeludo arrow-options
shutterstock
Segundo dermatologista, a máscara caseira pode ajudar pontualmente, mas não costuma resolver os problemas capilares


Nutrir os cabelos com óleos, proteínas e gordura são boas pedidas, a médica aponta que a maionese, abacate, clara de ovo,  azeite ou gelatina podem até servir como “máscaras de hidratação, mas o aspecto cosmético é nulo, o odor é desagradável e a praticidade é inconveniente. A máscara caseira não recupera o fio, só pode gerar uma pequena hidratação sem as recomendações apropriadas para o tipo de cabelo”.

Tinturas

A tintura pode ser cancelada por um tempo ou ser trocada por henna. arrow-options
FreePik
A tintura pode ser cancelada por um tempo ou ser trocada por henna.


O recomendado é se afastar de tinturas para o cabelo ter menos química, mas se você não consegue deixar de lado, use tintas sem amônia que podem ser facilmente aplicadas no cabelo, como as de creme, que são saudáveis. Um exemplo de tintura sem muita química é a Henna, tanto na versão em pó como em creme, que hidratam, condicionam e tingem o cabelo de forma saudável.


    Veja Também

      Mostrar mais