Por mais que você cuide do seu cabelo, diariamente ele é exposto aos chamados agressores externos: poluição, raios solares, poeira e outros resíduos. Se seus fios forem tingidos ou alisados, o dano é ainda maior, pois eles já sofreram agressão química. Uma das formas de retirar essas impurezas e garantir mais saúde os fios é fazer uma esfoliação capilar.

Leia também: Lavar o cabelo todo dia é prejudicial? Saiba quais cuidados ter com os fios

mulher lavando o cabelo
shutterstock
A esfoliação capilar é uma técnica que promete deixar os fios mais bonitos e saudáveis

Segundo Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a técnica ajuda a fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo, eliminando todos os resíduos e a maior parte do sebo que se acumula na região. “Além de acelerar a renovação celular e melhorar a absorção de nutrientes e proteínas dos produtos capilares”, completa.

A especialista explica que a esfoliação capilar é bastante benéfica aos cabelos crespos, pois, geralmente, quem tem essa textura de fio tem o hábito de usar mais produtos, como cremes e óleos.

Leia também: 7 erros comuns que você pode cometer na hora de lavar o cabelo

A dermatologista alerta que o procedimento só é contraindicado para pessoas que estão com o couro cabeludo machucado ou com alguma irritação, já que é preciso massagear a região e a fricção pode agravar o estado.

Como fazer a esfoliação capilar?

Kédima ensina que a esfoliação capilar é bem simples. Basta aplicar o produto correto antes do shampoo. “Faça movimentos circulares suavemente com as pontas dos dedos, evitando que escorra no comprimento dos fios. Deixe o produto agir e, em seguida, lave o cabelo como de costume, com shampoo e condicionador”, orienta.

Para finalizar, a dermatologista fazer uma hidratação com máscara, pois, como os fios e o couro cabeludo estarão bem limpos, absorverão melhor os nutrientes do cosmético.

Leia também: 8 hábitos comuns que podem estar deixando o seu cabelo oleoso

Em relação ao esfoliante capilar , ela orienta que o melhor a fazer é buscar orientação profissional para garantir o resultado esperado. “Converse com o seu dermatologista de confiança antes de optar pela esfoliação para que sejam indicados os produtos ideais para o seu tipo de cabelo”, finaliza.

    Veja Também

      Mostrar mais