Apesar de ser mais comum após os 40 anos de idade, não são raros os casos de mulheres mais jovens que já apresentam alguns fios brancos no cabelo. Segundo a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia, diversos fatores explicam isso, de estresse a condições genéticas.

Leia também: Guia dos cabelos brancos: 3 dicas essenciais para cuidar dos fios grisalhos

Fatores como estresse, tabagismo e questões genéticas podem fazer com que mulheres jovens tenham cabelos brancos
shutterstock
Fatores como estresse, tabagismo e questões genéticas podem fazer com que mulheres jovens tenham cabelos brancos

“O bulbo apresenta um número limitado de melanócitos, células capazes de produzir a cor (melanina), quando este estoque termina, aquele bulbo irá produzir apenas fios brancos”, diz. A profissional explica que esse processo é conhecido como canície capilar e pode acontecer de forma precoce em algumas mulheres, em alguns casos antes mesmo dos 20 anos.

“Quando isso acontece, é importante procurar um dermatologista para exame e diagnóstico”, orienta. Para algumas mulheres, a explicação é uma canície familiar, ligada à genética. Já para outras, os cabelos brancos estão relacionados a déficits nutricionais (como de vitamina B12) ou patologias (vitiligo, alopecia areata, alterações da tireóide).

Leia também: 7 mulheres que vão te inspirar a assumir os cabelos brancos

Você viu?

“A forma familiar precoce não tem nenhuma gravidade ou significado clínico”, acrescenta Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da SBD. De acordo com ela, a canície é pré-determinada geneticamente, tanto seu início (com quantos anos se iniciará) quanto seu tempo de progressão (em quanto tempo a pessoa estará com todos os fios de cabelos brancos).

No entanto, Claudia acrescenta que o estresse também está envolvido no processo. “O estresse é reconhecido como um liberador de mensageiros pró-inflamatórios, o que pode piorar o processo de estresse oxidativo e acelerar o embranquecimento dos fios”, diz.

A profissional fala que isso acontece em situações de estresse contínuo, por exemplo quando se passa por um período de ansiedade e estresse por dois ou três anos, seja por contra do trabalho ou estilo de vida. “Com isso, os cabelos grisalhos aparecem antes do previsto”.

Leia também: Quero largar a tintura e assumir os cabelos brancos; o que fazer?

Além disso, fatores como tabagismo e exposição a poluição também explicam cabelos brancos em mulheres jovens, já que produzem muitos radicais livres – que modificam a estrutura do couro cabeludo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!