Não é tão difícil perceber como o nosso corpo reage ao processo natural de envelhecimento. Além de mudanças no metabolismo, o surgimento de  sinais na pele  e cabelos brancos também  indicam que o tempo está passando. Porém, nenhum desses exemplos é uma justificativa para deixar de se cuidar, afinal, quem disse que beleza e idade não podem andar juntas?

As mulheres que têm cabelos brancos precisam ter alguns cuidados especiais para manter os fios sempre saudáveis
shutterstock
As mulheres que têm cabelos brancos precisam ter alguns cuidados especiais para manter os fios sempre saudáveis



Ao Delas , a médica tricologista Mabe Gouveia, da Clínica Valéria Marcondes, explica que o aparecimento de cabelos brancos é algo inevitável. "Geralmente, os cabelos começam a nascer grisalhos entre os 35 e 45 anos de idade em homens e mulheres, mas podem aparecer até mesmo aos 20 dependendo da predisposição genética de cada pessoa".

Outros fatores, como estresse, deficiências hormonais e nutricionais, por exemplo, também podem estimular o aparecimento precoce dos fios brancos. "Eles são causados pela queda da produção de melanina que ocorre naturalmente quando envelhecemos devido a um processo chamado de apoptose, ou seja, a morte dos melanócitos, células produtoras de melanina. Assim, eles têm propriedades diferentes dos cabelos que ainda possuem cor", diz a médica. 

É exatamente por isso que, quando surgem, a melhor estratégia não é combatê-los e, sim, entender como cuidar deles para manter a saúde e beleza dos fios. “A melanina que dá cor aos fios é importante para proteção direta e indireta das proteínas capilares."

Sendo assim, a profissional explica que o cabelo branco tem uma tendência maior a sofrer com os efeitos nocivos da radiação UV, além de nascer mais grosso e anelado, ser mais ressecado, mais poroso, ter mais tendência a ficar amarelado e ser mais suscetível a ação dos radicais livres, exigindo assim maiores cuidados.

Por isso, as dicas essenciais para os grisalhos são:

1. Não arranque

Mesmo arranchando os cabelos brancos não vão nascer fios coloridos, porque o folículo ainda vai produzir sem melanina
shutterstock
Mesmo arranchando os cabelos brancos não vão nascer fios coloridos, porque o folículo ainda vai produzir sem melanina

Se você notou que os cabelos brancos começaram a aparecer, a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, afirma que o primeiro e principal cuidado com eles é algo bastente simples: não arranque. 

“Apesar de ser tentador, arrancar os fios brancos pode, em alguns casos, levar a uma inflamação da raiz do cabelo, causando danos ao folículo e, consequentemente, deixar o fio mais fino.  Outro motivo é o fato de que a prática pode causar traumas, cicatrizes e infecções que vão bloquear o folículo piloso, aumentando o risco de os pelos encravarem no futuro, principalmente quando os cabelos estão curtos", explica Valéria. 

Além disso, mesmo arrancando os cabelos brancos, não quer dizer que vai crescer um colorido no lugar. Segundo a especialista, os fios grisalhos vão continuar nascendo porque o folículo piloso que produz o cabelo ainda está no couro cabeludo. 

2. Tenha paciência

A paciência é essencial para quem tem cabelos brancos, porque é preciso esperar que os fios cresçam completamente
shutterstock
A paciência é essencial para quem tem cabelos brancos, porque é preciso esperar que os fios cresçam completamente

O que pode ser um problema para muitas mulheres que estão passando por essa transição é a espera para deixar os fios completamente brancos. Mas apesar de não existir maneiras de tornar todo o cabelo grisalho do dia para a noite, há formas de acelearar o processo. 

Nesse caso, uma boa dica é apostar em um corte curto, que ajuda a evitar o incômodo do contraste na cor e textura entre a raiz e as pontas enquanto os fios brancos estão crescendo.

Se o corte não é opção e você ainda quer manter as madeixas longas, a alternativa é visitar o seu cabeleireiro para ir ajustando o tom dos fios gradualmente até que os cabelos grisalhos se tornem maioria em sua cabeça, já que descolorir tudo de uma vez pode enfraquecê-los. 

3. Mantenha uma rotina de cuidados

É preciso incluir alguns cuidados na rotina de quem tem cabelos brancos, como usar shampoos e condicionadores roxo
shutterstock
É preciso incluir alguns cuidados na rotina de quem tem cabelos brancos, como usar shampoos e condicionadores roxo

Outra questão é que os cabelos brancos exigem mais de cuidado do que os coloridos e você vai precisar alterar um pouco a sua rotina de beleza para cuidar deles. Começar a lavar os fios com  linhas de produtos roxo  , como shampoos e condicionadores, por exemplo, vai ajudar a manter seus cabelos brilhantes e a evitar o amarelamento causado pelo sol.

“Porém, tome cuidado para não utilizar estes produtos em excesso, já que eles podem deixar seu cabelo oleoso, sem brilho e com uma coloração arroxeada", alerta a dermatologista.

"O melhor então é utilizá-los apenas uma vez por semana e, nos outros dias, é importante que você use shampoos e condicionadores que contém ativos de alta ação hidratante e antioxidante”, recomenda a dermatologista.

Mabe também complementa que, para além da lavagem, há outros cuidados importantes para se ter com os fios grisalhos. 

“Para amenizar problemas como o ressecamento e a quebra, o ideal é realizar uma reconstrução capilar através de hidratações semanais com máscaras concentradas. Já para proteção contra os raios UV é necessário o uso de produtos capilares com FPS, além de chapéus com proteção UV, óleos e brumas", indica. 

Assumir ou não os cabelos brancos?

Não são todas as mulheres que querem assumir os cabelos brancos e não há problema nisso, mas é preciso cuidar dos fios
shutterstock
Não são todas as mulheres que querem assumir os cabelos brancos e não há problema nisso, mas é preciso cuidar dos fios


Aceitar ou não os fios grisalhos pode ser um debate interno para muitas mulheres, já que a questão de aparentar ter certa idade e exibir a beleza de forma natural ainda são temas não tão bem aceitos por todos. Por isso, não é preciso se preocupar apenas sobre quando é a hora certa para assumir os cabelos, mas em se sentir bem consigo mesma. 

“É importante lembrar que assumir os grisalhos ou não, é uma escolha sua. Apenas saiba que você tem opções, afinal, ao contrário do que pensam, é possível, sim, que os fios brancos cresçam saudáveis, bonitos e te deixem com uma aparência chique”, afirma a tricologista.

No caso de manter uma rotina de manutenção que envolve tintura, não é necessário mudar tanto os seus hábitos de cuidados. “O ideal em relação a coloração para cobrir os grisalhos que surgem, seja pela idade ou qualquer outra razão, é que seja feita quando seu cabelo está cerca de 30% branco e é fundamental escolher o tipo correto de tinta”, destaca a dermatologista. 

Assim, ela afirma que existem duas opções: se seus cabelos já estão predominantemente brancos, a coloração permanente é a ideal. Já se você conta com uma quantidade menor de fios grisalhos, a coloração semipermanente pode ser mais do que suficiente.

"É importante ressaltar que ambas as opções têm problemas. Enquanto a tinta permanente irá deixar uma linha mais distinta quando seus cabelos estiverem crescendo, a semipermanente vai sair aos poucos quando seus cabelos forem lavados e logo não vai mais conseguir cobrir os grisalhos tão bem", ressalta Valéria.

"Outra alternativa é uma balayage, que vai camuflar os  cabelos brancos e fazer com que pareçam luzes, tornando o visual do cabelo mais natural", finaliza a especialista.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!