Tamanho do texto

A linha de produtos roxo é mais recomendado para mulheres que tenham cabelo platinado ou branco, já que pode modificar e escurecer a cor dos fios

O cabelo loiro exige, na maior parte das vezes, uma série especial de cuidados para mantê-los bem hidratados e com a cor em dia — principalmente se é tingido, já que fica mais ressecado por conta da descoloração. Como parte dessa rotina de beleza, muitos especialistas em cabelos recomendam o uso de xampus e condicionadores que sejam na cor roxa. Esses produtos são supostamente revolucionários na hora de deixar os fios tão brilhantes que dá inveja. Mas será que eles são recomendados para todas as  loiras ?

Leia também: Prestes a fazer 70 anos, Marília Gabriela tinge cabelo de rosa: inspire-se!

A linha de produtos roxo é mais indicado para aquelas que têm cabelo loiro platinado ou mulheres com cabelo branco
shutterstock
A linha de produtos roxo é mais indicado para aquelas que têm cabelo loiro platinado ou mulheres com cabelo branco


Segundo Fabinho Araújo, beauty artist do Criar by Fabinho Araújo, o "xampu roxo", como é conhecido popularmente, serve para neutralizar o pigmento dourado e o tom amarelado dos fios. Entretanto, o profissional explica que nem todas as mulheres que têm cabelo loiro precisam ou devem usar esse tipo de produto. "Na verdade, é indicado para os cabelos platinados tingidos, assim como os brancos que ficam com esse tom amarelado."

A cor roxa , no caso, é essencial para esse tipo de produto de cabelo porque é a tonalidade que anula a cor amarela, pois são cores complementares e contrastantes. Assim, a mistura do roxo com amarelo resulta na cor cinza — por esse motivo, torna o produto mais indicado para cabelos platinados e brancos.

Isso não significa, porém, que mulheres que fogem do loiro e preferem tons mais escuros não possam usar a linha de produtos roxo. "Para quem não é loira, não é muito indicado, pois além de neutralizar a cor do cabelo, o produtos também deixa a cor mais escura. Porém, aquelas que têm cabelo com fundo avermelhado ou com a tonalidade queimada e está com esse pigmento dourado ou amarelado nos fios, pode usar sem problemas." 

Leia também: Cabelo cacheado: descubra qual é o seu tipo de cacho e como cuidar dos fios

Quando e como usar o xampu roxo?

Na hora de lavar o cabelo loiro, o xampu roxo deve ser utilizado na primeira lavagem e seguido do xampu habitual
shutterstock
Na hora de lavar o cabelo loiro, o xampu roxo deve ser utilizado na primeira lavagem e seguido do xampu habitual


Apesar de recomendado, o xampu roxo não deve ser ser utilizado como um produto diário. A sugestão dos profissionais é que seja usado apenas em uma lavagem por semana, e Fabinho também complementa que, depois de aplicar o produto roxo e retirá-lo do cabelo, é necessário fazer uma segunda lavagem com o xampu que a pessoa já esteja acostumada. 

Além disso, não é para sair usando só porque você tem cabelo é loiro. "É recomendado que a pessoa use esse produto somente se o cabelo estiver com aquele tom visivelmente amarelado. Por exemplo, os cabelos brancos quando estão amarelados deixam a mulher com aspecto mais envelhecido e, ao usar o roxo, ela consegue neutralizar a cor. O mesmo acontece com os fios platinados. Nesses casos, é visível a mudança", explica o especialista. 

Leia também: Cabelo castanho rosé é nova tendência de tonalidade para as morenas

Dessa forma, o produto é mais usado quando a cor loira está muito desbotada, a pessoa por algum motivo não conseguiu ir ao salão e ele ficou em um tom amarelado/dourado. "Se o cabelo loiro está em dia, não há motivos para usar esse tipo de xampu, porque pode acabar mudando a cor", completa o especialista. O ideal mesmo é investir em xampus específicos para cabelos coloridos e não no roxo, além de focar sempre na hidratação feita em casa ou no salão de beleza.