Diferentemente das mulheres que já são loiras, é sempre mais difícil encontrar um tom que fique bom para quem tem o cabelo castanho sem que precise descolorir os fios. Entretanto, é isso que a tendência do castanho rosé —ou "rosé brown" —, está prometendo: uma tonalidade que dê um toque diferente, mas que se misture à sua cor natural.
Leia também: Apliques 'tic tac' são alternativa de famosas para ter cabelão sem esforço
De acordo com o cabeleireiro e visagista do Studio Miscellanea, Marcelo Carrato, a tendência dessa tonalidade de cabelo castanho já é moda na Europa. Ele explica que a ideia é adicionar a cor rosé, que já havia aparecido na moda e decoração em anos anteriores, aos fios. "É uma cor que está chegando forte para o inverno de 2018", afirma.
O especialista também explica que para conseguir o tom ideal é preciso fazer uma mistura de tonalidades, sendo que a principal o marrom, e acrescentar nuances douradas e levemente avermelhadas à junção. Você pode até adicionar uma tonalidade roxa ou rosa e dar um toque diferente para a tendência.
Leia também: Dicas para aderir à moda do cabelo rosa sem prejudicar os fios
Como aplicar rosé no cabelo castanho
Quem lançou o castanho rosé nas redes sociais foi a especialista em cores e cabelereira Thi Thao Tu e, a partir disso, a cor virou objeto de desejo entre as morenas por não precisar descolorir os fios — ou, pelo menos, precisar descolorir pouco.
Segundo Carrato, a tonalidade é mais indicada para as morenas iluminadas, que sejam adeptas das técnicas ombré hair, balayage ou hair contour, por exemplo. "A coloração não terá o realce desejado em fios castanhos claros ou escuros, por isso, o melhor resultado fica quando descolore na tonalidade loiro médio", explica.
Leia também: Rapunzel russa com 1,5 metro de cabelo compartilha dicas de cuidados com os fios
Se quer saber como a cor vai ficar no seu cabelo antes de descolorir e mudar o visual, pode fazer o teste da mecha, que consiste em separar uma mecha para testar a nova cor e verificar se estrutura dos fios está forte suficiente para receber a química sem danos graves. "Fazer uma hidratação antes também é importantes para o melhor resultado, além de segurar por mais cor no cabelo", diz o cabelereiro.
Depois de aplicar a cor no cabelo castanho , alguns cuidados também são necessários para mantê-la. Carrato explica que, como a base dessa matização está no marrom, que ajuda a fixar a cor no cabelo, a manutenção da cor pode ser feita mensalmente. "O que se percebe é que o brilho desaparece conforme as semanas, mas com a matização e os cuidados no salão e em casa, é possível manter a cor bonita."