Os cabelos brancos fazem parte do ciclo natural da vida e, apesar de muitas mulheres ainda optarem pela tintura por diversas questões — e que, na maior parte das vezes estão ligadas à estética e padrões de beleza —, há outras que não têm medo de assumir os grisalhos

Os cabelos brancos têm estrutura diferente dos pigmentados e, por isso, demandam cuidados especiais com ou sem tintura
shutterstock
Os cabelos brancos têm estrutura diferente dos pigmentados e, por isso, demandam cuidados especiais com ou sem tintura




Porém, há uma dúvida muito comum entre aquelas que pensam em deixar os cabelos brancos: é melhor descolorir ou deixar tudo crescer? Para responder essa questão, o Delas conversou com a dermatologista Adriana Vilarinho, da Clínica Vilarinho, que dá as dicas para você abrir mão da tintura de vez e perder o receio de assumir esse visual. 

Segundo a especialista, a principal coisa a se considerar antes de parar de tingir é a estrutura do fio grisalho . "Esse tipo de fio sofreu oxidação e, por isso, demora para escurecer com tonalizantes ou tinturas. É mais difícil de ser pigmentado artificialmente, se comparado ao fio natural ou até mesmo com alguma tintura química", diz.

Você viu?

Além disso, o cabelo branco nasce mais grosso e, às vezes, com fios anelados —o que faz com que ele fique mais ressecado, com pontas duplas ou quebradiços. Por isso, se você considera continuar apostando na coloração, precisa ter uma rotina de cuidados e invetir em produtos mais específicos, que protegem dos danos causados pela tinta. 

"Quem tinge, mesmo que só com os tonalizantes que são menos agressivos, deve hidratar com maior frequência e usar produtos adequados às necessidades dos fios, sob orientação. O maior benefício de parar de tingir é que os fios não serão mais expostos aos produtos químicos das tinturas, que danificam os cabelos", afirma a profissional. 

Leia também: Guia dos cabelos grisalhos: 3 dicas essenciais para cuidar dos fios brancos

Largando mão da tintura e assumindo os cabelos brancos

É possível assumir os cabelos brancos aos poucos! Aposte em tinturas mais claras e técnicas para deixar os fios iluminados
shutterstock
É possível assumir os cabelos brancos aos poucos! Aposte em tinturas mais claras e técnicas para deixar os fios iluminados

Para assumir o grisalho de vez, você pode, sim, deixar os cabelos crescerem e cortar as pontas para que a tonalidade natural fique menos evidente. Porém, a recomendação de Adriana é não fazer isso de forma tão brusca. "Vá deixando de pintar aos poucos. Comece tingindo de tons mais claros e que já não cubram completamente os brancos. Assim, a mudança será mais gradativa." 

Técnicas de iluminação, como é o caso da  balayage  , ou outras alternativas para fazer mechas claras nos fios também podem te ajudar nessa transição. Só não esqueça de manter a hidratação em dia também nesse caso , já que o espaço antes preenchido pela melanina, agora está poroso.

“Para as pontas, a hidratação deve ser mais intensa para aqueles fios mais ressecados, com o uso de máscaras de hidratação de uma a duas vezes por semana e o uso diário de condicionadores com propriedades para fechar as cutículas. Em pontas com menor tendência a ressecamento, pode-se usar as máscaras apenas uma vez por semana”, explica. 

Porém, o mais importante nisso tudo é: você quem escolhe se é hora de assumir os cabelos brancos  ou não, sem pensar na moda ou na idade. "Ainda há uma cultura em alguns países de que cabelo branco envelhece, mas esse pensamento está mudando", finaliza Adriana.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!