É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre colágeno, mas sabia que a falta dele está ligada ao envelhecimento da pele? Mesmo se a resposta for não, não é preciso se desesperar! O Delas conversou com uma dermatologista para te explicar tudo sobre a proteína e como usá-la a seu favor para manter a pele sempre jovem e firme.
Leia também: Afinal, cremes anti-idade realmente funcionam? 4 hábitos fazem a diferença
Segundo a dermatologista Luiza Lopes, o colágeno
é uma proteína encontrada na pele, tendões, ligamentos, músculos, ossos e cartilagem. "Ela corresponde a aproximadamente 30% das proteínas de nosso corpo composta por 3 mil aminoácidos", explica.
Mas, afinal, o que isso signifca? Basicamente, é essa proteína que mantém a estrutura da pele e articulações firmes, prevenindo o envelhecimento dessas áreas do corpo. "Em uma pele com o colágeno estimulado observamos mais viço, luminosidade e hidratação e menos flacidez", diz.
Por causa disso, os cuidados focandos na prevenção do envelhecimento devem começar entre os 25 e 30 anos, quando se inicia a diminuição da produção natural de colágeno e as primeiras linhas de expressão começam a aparecer. Assim, é hora de procurar alternativas para que a proteína continue sendo produzida pelo corpo.
Leia também: Cuidados com a pele: o que muda na rotina de beleza depois dos 50 anos?
Onde encontrar colágeno?
Sabendo que proteínas são produzidas de forma natural pelo corpo e que a beleza também é um cuidado de dentro para fora, a melhor forma de estimular essa produção é através de uma alimentação balanceada que contenha:
Você viu?
- Carnes magras;
- Frutas cítricas;
- Vegetais nas cores verde, vermelha, laranja e amarela, como cenoura, batata doce, limão, beterraba, abacate, melão, manga, etc.
"Também há suplementos de colágeno hidrolisado, em sachê ou cápsula, mas que tem pouca absorção quando comparado à ingestão a partir da dieta. Pois, além de procurar maneiras de estímular o colágeno, é importante manter hábitos saudáveis, como praticar exercício físico regularmente e manter uma alimentação balanceada", comenta a dermatologista.
Leia também: Que tal uma massagem no rosto? Prática pode deixar pele mais firme e jovem
E os cosméticos?
"Os dermatoscosmeticos estão adequados ao tipo de pele do paciente e horário correto do uso, assim promovem o estímulo de colágeno poderoso e servem como uma manutenção e prevenção do envelhecimento", diz Luiza.
Dessa forma, é sempre bom ficar de olho em alguns ativos e produtos, como ácido hialurônico, retinol, ácido glicólico, antioxidante com vitamina C pura, creme anti-glicante e protetores solar com ação anti-idade, que tem um importante papel na prevenção do envelhecimento.
Lembrando que, para melhorar o resultado, é importante apostar em uma rotina de cuidados, fazendo sempre uma limpeza adequada, removendo a maquiagem antes de dormir, usando o filtro solar e os cremes anti-idade específicos para o tipo de pele.
"Com o avanço da medicina e da tecnologia, também existem muitos procedimentos que ajudam a prevenir o envelhecimento, como os bioestimuladores de colágeno , ultrassom microfocado, radiofrequência, toxina botulínica, preenchimento, lasers, microagulhamento, entre outros."
Independende do tratamento que escolher, o ideal é consultar um médico especialista que vai saber indicar o melhor para evitar o envelhecimento da sua pele.