Como é a sua rotina de beleza? Se você costuma  limpar a pele todos os dias e esfoliá-la uma vez por semana, talvez possa adicionar mais um hábito: fazer massagem no rosto. Sim, essa prática simples pode ser bastante benéfica para questões estéticas, de bem-estar e, claro, de saúde. 

A massagem no rosto pode trazer benefícios para a pele, como melhorar a circulação do sangue e deixar a pele mais firme
shutterstock
A massagem no rosto pode trazer benefícios para a pele, como melhorar a circulação do sangue e deixar a pele mais firme




Ao Delas , a dermatologista Giovanna Gonçalves explica que a massagem no rosto faz toda a diferença, já que estimula a circulação sanguínea da região, o que reduz o inchaço e auxilia a "desintoxicar" a pele, além de relaxar os músculos e deixar a aparência mais tonificada — o que significa uma pele firme e jovem. "A nossa face acumula tensões musculares ao longo do dia e está exposta à poluição ambiental, radiação solar, entre outros agressores", diz.

Outros benefícios de uma boa massagem facial é que o hábito pode ajudar a remover células mortas e potencializar a absorção de ativos que você já está acostumada a usar sua rotina, como  óleos essenciais  ou cremes que podem ser aplicados também durante a massagem. 

Como incluir a massagem no rosto à rotina do dia a dia?

Para incluir a massagem no rosto à sua rotina de beleza diária basta escolher um horário em que está relaxada e aproveitar
shutterstock
Para incluir a massagem no rosto à sua rotina de beleza diária basta escolher um horário em que está relaxada e aproveitar

Segundo a dermatologista, a dica é incorporar a massagem como um novo hábito e vinculá-la a uma rotina já existente. "Inicie a massagem logo após tomar o banho à noite ou escovar os dentes antes de dormir, e após realizar perceba o quanto foi prazeroso esse momento. Após alguns dias repetindo o ritual ele se torna um hábito, e aí fica fácil!", recomenda. 

Você viu?

A ideia é fazer isso algumas vezes na semana, principalmente naquele momento do dia que você já reservou para o autocuidado , não importa se é de manhã ou pela noite. "Pode ser aquela chance de tirar um tempo para si. É um gesto de carinho com nossa pele." 

Assim, ela indica três tipos principais de massagem, com diferentes objetivos: 

  • Drenagem: usada para diminuir o inchaço e o acúmulo de líquidos na face, os movimentos precisam ser feitos com uma leve pressão em pontos específicos do rosto e pescoço, onde os gânglios linfáticos ficam localizados;
  • Relaxante: estimula a pele com movimentos suaves, para aliviar tensões musculares e ajudar no tratamento de dores, promovemtno relaxamento nos pontos de tensão; 
  • Kobido:  técnica japonesa na qual se aplica uma massagem vigorosa pelo rosto com o foco principal de combater a flacidez facial e fazer um lifting natural no rosto.

Complemente a massagem no rosto com massageadores e rolinhos

Você pode usar massageador facial com pulsações e rolinhos com pedras para auxiliar o toque ao fazer massagem no rosto
Divulgação/FOREO
Você pode usar massageador facial com pulsações e rolinhos com pedras para auxiliar o toque ao fazer massagem no rosto

Todas essas massagens, seja com movimentos suaves ou firmes, podem ser feitas com as mãos. Porém, você ainda pode usar duas ferramentas especializadas para complementar o toque: a escova facial e os rolinhos. "Os instrumentos ajudam a acalmar a pele, diminuir o inchaço e a melhorar a circulação", completa a dermatologista. 

Os rolinhos de massagem já são conhecidos no Oriente há séculos e ficaram populares no lado ocidental recentemente, principalmente por causa das opções com pedras jade e quartzo rosa. A ideia é usar o benefício naturais das pedras como tratamento estético.

Já as  escovas faciais funcionam como massageadores faciais e, por terem as cerdas de silicone, também servem para remover impurezas e esfoliar a pele. Entre os modelos mais conhecidos estão os da FOREO, que possuem pulsações sônicas para massagear a pele.

Bianca Tavares, que é gerente geral da FOREO no Brasil, explica que usar uma ferramenta que vibra ao fazer massagem no rosto  estimula ainda mais as células. "As pulsações oferecem um efeito de massagem que melhora o fluxo sanguíneo em até 450%, com base nos resultados de testes clínicos. Quanto mais circulação nessa área, mais oxigênio e nutrientes para a superfície da pele, oferecendo uma variedade de benefícios para a pele", conclui.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!