Na indústria da beleza, diversas substâncias ajudam a manter a pele mais bonita e saudável – e uma delas é o carvão ativado, que tem origem vegetal e sustentável. Hoje em dia, ele é muito utilizado em produtos cosméticos - que vão desde shampoos, máscaras faciais, sabonetes e maquiagens - por conta da sua capacidade absorvente e purificante.

Leia também: Como evitar espinhas? 5 hábitos simples podem te ajudar

O carvão ativado é uma substância que está presente em diversos cosméticos faciais e ajuda a deixar a pele mais bonita
shutterstock
O carvão ativado é uma substância que está presente em diversos cosméticos faciais e ajuda a deixar a pele mais bonita

De acordo com Luísa Saldanha, diretora científica da Pharmapele, o carvão ativado possui vários benefícios para a pele. “Ação detox (propriedade detoxicante), ação antipoluição (absorvendo toxinas, impurezas e outras substâncias poluentes) e ação antioleosidade (adsorção de oleosidade excessiva)”, explica. 

Ao falarmos sobre limpeza profunda, o carvão contribui para o processo em razão de suas características de porosidade e da propriedade absorvente. Com isso, ele é indicado para quem deseja limpar de forma mais intensa, mas principalmente para pessoas com tendência a oleosidade excessiva. Não é aconselhável para peles secas.  

Leia também: 3 cuidados com a pele que são essenciais para quem usa muita maquiagem

Você viu?

O carvão ativado ainda devolve a vitalidade e estimula uma melhor absorção de ativos na pele. “As porosidades variam de tamanho e garantem a ele uma grande área de superfície e capacidade de absorver uma variedade de compostos. Dessa forma, o carvão pode ligar-se às toxinas e absorvê-las”, aponta Juliane Requena, dermatologista e consultora científica da U.SK. 

Com o controle da oleosidade, fator desejado por muitas pessoas, e a limpeza o profunda, a substância auxilia na redução dos poros, o que deixa a pele com uma textura mais lisa e uniforme. Além disso, outra vantagem é a diminuição do sebo e das células mortas, que reduzem a quantidade de cravos e espinhas

A substância também atua como esfoliante, mesmo que de forma mais leve. “Ao eliminar células mortas, estimula a renovação celular das camadas mais superficiais da pele, conferindo luminosidade, uniformidade e sensorial sedoso”, destaca Luisa. “Além disso, o ácido salicílico, outro ativo presente, também auxilia nessa função”, complementa Juliane.

Leia também: Que tal uma massagem no rosto? Prática pode deixar pele mais firme e jovem

Diversas marcas possuem produtos com carvão ativado e, entre elas, Under Skin, Pharmapele, Flér Dermocosméticos, Bel Col Cosméticos, Cosmobeauty, TB Make, The Body Shop e Árago. Para saber como aplicar os produtos, deve-se observar o modo de utilização para verificar a frequência indicada, que pode variar de uso diário a semanal.

* Os preços dos itens foram pesquisados em 28 de agosto de 2019

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!