Tamanho do texto

Por que não criar uma rotina para manter a saúde da pele em dia? Segundo especialista, os cuidados são ainda mais necessário se você usa maquiagem

Não são todas as mulheres que  conseguem sair de cara lavada por aí. Muitas não deixam a base, o blush ou o rímel de lado e estão sempre muito produzidas, seja para evento social, uma balada no sábado à noite ou até no dia a dia do trabalho, por exemplo. Se você faz parte desse segundo grupo, é importante ficar ligada em uma questão: os cuidados com a pele. 

Se você gosta de andar por aí com muita maquiagem, fique sabendo que é importante ter uma rotina de cuidados com a pele
shutterstock
Se você gosta de andar por aí com muita maquiagem, fique sabendo que é importante ter uma rotina de cuidados com a pele




A realidade é que fazer uma make elaborada dá uma sensação ótima e te faz se sentir linda durante o dia inteiro, mas o que você faz quando chega em casa e precisa remover todos os cosméticos que passou no rosto? Para evitar manchas, espinhas e outros problemas, é preciso manter os cuidados com a pele em dia, mesmo que sejam hábitos básicos. 

Ao Delas , a dermatologista Camila Moulin afirma que é importante manter a pele bem cuidada, principalmente quando ela está exposta diariamente aos cosméticos e produtos de beleza. "Esses cuidados devem ir desde a escolha do sabonete adequado para cada tipo de pele até a criação de uma verdadeira rotina de beleza com hidratantes, antioxidantes, secativos, etc.", diz. 

Pensando nas mulheres que gostam de estar sempre bem maquiadas, a profissional elegeu as quatro dias de ouro que podem te ajudar a manter a saúde da sua pele; confira abaixo: 

Cuidados com a pele #1: escolher um sabonete adequado para o seu tipo de pele

Entre os cuidados com a pele que são essenciais está escolher o sabonete certo para lavar o rosto e não ter efeito rebote
shutterstock
Entre os cuidados com a pele que são essenciais está escolher o sabonete certo para lavar o rosto e não ter efeito rebote


"É melhor aplicar maquiagem em pele limpa e fresca. Então, antes de aplicar os cosméticos no rosto, lave a pele com um sabonete suave que irá ajudar a cuidar do seu tipo de pele", indica a profissional. As recomendações específicas de cuidados com a pele são:

  • Pele seca: use um sabonete cremoso que vai ajudar a hidratar a pele durante a higienização;
  • Pele oleosa: um gel ou espuma de limpeza já é o bastante para eliminar qualquer sujeira e óleo sem irritar a pele ou causar efeito rebote;
  • Pele mista: como isso significa que algumas partes da pele são oleosas e outras partes são normais ou secas, é ideal procurar por sabonetes que são projetados especificamente para essa combinação. A limpeza com outros sabonetes pode causar efeito rebote; 
  • Pele sensível e que fica facilmente irritada: procure os produtos mais suaves que você pode encontrar, que geralmente são feitos de óleos vegetais;
  • Pele que é propensa à acne: procure um sabonete que contém ácido salicílico e peróxido de benzoíla para ajudar a controlar o surgimento de espinhas.

Além de lavar o rosto antes de passar a make, também é importante fazer uma segunda higienização antes de dormir, depois de remover a maquiagem com um demaquilante. Essa limpeza é o que ajuda para remover toda aquela sujeita dos cosméticos e da poluição que está presa à camada superficial da pele, principalmente se você usa produtos à prova d'água. 

Cuidados com a pele #2: aplicar um toner sem álcool depois de remover a make

Depois de limpar o rosto com sabonete, os cuidados com a pele exigem que você passe toner para removeras  células mortas
shutterstock
Depois de limpar o rosto com sabonete, os cuidados com a pele exigem que você passe toner para removeras células mortas


Depois de lavar muito bem o rosto com o sabonete indicado, é hora do toner. De acordo com Camila, o objetivo desse produto é exatamente remover as células mortas, maquiagem ou outras bactérias que podem ter passado batidas na primeira etapa da limpeza. 

"Muitas pessoas ignoram esse passo, mas é muito importante para os cuidados com a pele", explica a dermatologista. "Só tente evitar toners que possuem álcool como o ingrediente principal, pois estes acabam deixando a pele muito seca." 

A dica para usar é bem simples: coloque um pouco do líquido sobre um pedaço de algodão e passe pelo rosto de forma suave. "A ideia aqui não é esfregar a pele, mas sim molhar o rosto suavemente com o toner e ir observando o que sai da sua pele. Muitas vezes, você pode notar algumas sobras de maquiagem no algodão depois dessa etapa. Esta é uma evidência de que você não conseguiu tirar toda a sua maquiagem com o sabonete", completa. 

Cuidados com a pele #3: esfoliar a pele pelo menos uma vez por semana

Esfoliar o rosto é uma das etapas mais importantes dos cuidados com a pele, mas deve ser feito poucas vezes por semana
shutterstock
Esfoliar o rosto é uma das etapas mais importantes dos cuidados com a pele, mas deve ser feito poucas vezes por semana

O terceiro cuidado que é essencial para manter a saúde da sua pele em dia é fazer uma boa esfoliação. Esse processo permite que as células do rosto se renovem mais rápido, removendo a barreira de proteção da pele é temporariamente e possibilitando uma limpeza mais profunda. Para isso, você pode escolher um sabonete esfoliante específico para o rosto com o auxílio de um médico dermatologista e até usar uma  esponja de esfoliação  para te ajudar.

"O ideal é esfoliar a pele uma ou duas vezes por semana, no máximo, para se livrar de qualquer acúmulo de impurezas. Se sua pele está vermelha, você vai saber que está esfoliando com muita frequência. Por outro lado, se sua pele parecer sem graça e não parecer suave, é provavel que precise intensificar os cuidados com a pele", diz Camila. 

Diferente da limpeza e do toner, essa técnica não pode ser feita todos os dias porque quando retiramos a oleosidade natural da pele, ela assume que precisa produzir mais óleo para compensar o déficit, o que acaba tendo efeito rebote. Além disso, não é indicado manter uma rotina de beleza com esfoliação se você tem alguma doença de pele ou feridas no rosto. 

A importância de uma rotina de beleza para manter os cuidados com a pele

Criar uma rotina de beleza e manter hábitos de cuidados com a pele podem ajudar a manter a beleza e saúde em dia
shutterstock
Criar uma rotina de beleza e manter hábitos de cuidados com a pele podem ajudar a manter a beleza e saúde em dia

Manter a rotina de beleza é importante para manter a saúde da pele em dia. Não remover a maquiagem ou fazer uma limpeza profunda de vez em quando pode deixar os seus poros obstruídos, o que causa acne, além de causar envelhecimento precoce  . Entretanto, esses três passos não são as únicas coisas que podem ser feitas para cuidar do rosto. 

Camila afirma que, se você quer começar a seguir essas etapas diárias, mas não sabe por onde começar, uma boa dica seja procurar um médico que te dê as instruções. "Os cuidados com a pele são fundamentais, inclusive os melhores cuidados e hábitos só surgem sempre após uma avaliação rigorosa para indicar os melhores produto, até porque antioxidantes, hidratantes e secativos, por exemplo, devem ser receitados por profissionais", finaliza. 

    Leia tudo sobre: maquiagem