O desejo sexual tende a crescer diariamente até a ovulação. O clitóris fica mais sensível, há mais lubrificação e os hormônios sexuais ficam nas alturas, o que também facilita o orgasmo. Essa fase coincide com a vinda da menstruação. "No dia em que vem a menstruação há uma mudança hormonal, a partir do segundo dia, a mulher tem um pico de testorona, que leva o corpo a ter mais libido", explica Mari Betioli, obstetriz e CEO da Iniclo.
Ter mais desejo sexual justo na menstruação parece uma sacanagem do destino, mas o mecanismo é sábio. Antes da ovulação é preciso ter mais libido para aumentar as chances de engravidar.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
"Tudo depende de como a gente encara o tabu, se a mulher tem vergonha de estar menstruada, se nem ela quer se ver naquela situação e muito menos compartilhar com o parceiro, é uma coisa. Ninguém é obrigada a transar menstruada, mas é preciso ver as razões, se é porque não quer ou porque está abafando o desejo por medo, vergonha e receio", diz Betioli.
Há quem não se importe de transar menstruada. Outras podem usar o disco menstrual, acessório que permite a penetração sem contato com o sangue. "A vagina sofre mudanças com excitação, o canal vaginal quase dobra de tamanho, mas quem faz a penetração não vai sentir o disco lá", garante a CEO da Iniclo, pioneira na introdução do disco menstrual no mercado brasileiro.
O uso do disco também é bom para aqueles dias em que não se sabe se vai rolar sexo ou não, fica mais à critério da mulher. "Tem muita gente que tem receio de ver o sangue, medo de manchar o lençol, as desculpas são muitas, mas é possível transar no período menstrual com segurança."
Para quem tem cólica, a boa notícia é que o orgasmo reduz as dores."Quando se tem um orgasmo durante a menstruação, o útero contrai e depois relaxa, reduzindo as cólicas. Sentir orgasmo também minimiza dor de cabeça."
E atenção: não caia no conto de que não se engravida menstruada. O esperma vive 5 dias no corpo feminino, se a mulher tem o ciclo mais curto ela pode engravidar. É mais raro, mas há casos até nos dois primeiros dias da menstrução. "Não abra mão dos seus métodos contraceptivos. O disco menstrual não tem essa função", alerta Betioli.