Dar-se prazer é uma ótima maneira de desestressar, conectar-se com seu corpo e se divertir. Mas seria ótimo se, além de tudo isso, a atividade também ajudasse a emagrecer — afinal, sexo ajuda. A especialista em saúde sexual Jessica Sheperd, dos EUA, esclarece se a masturbação queima calorias.
Leia também: Quero mais é beijar na boca! Quantas calorias você consegue queimar no beijo?
A resposta é sim, porém, o número exato não é conhecido pois não há nenhum estudo sobre masturbação . Contudo, segundo algumas pesquisas, podemos ter uma ideia. Mulheres gastam em média 69 calorias na atividade (número sugestivo) se há penetração, segundo um estudo da revista PLOS One . “Na masturbação, a queima vai ser menor”, diz Jessica.
Você viu?
Leia também: Após o trabalho? De manhã? Qual é a melhor hora para a masturbação feminina?
Sexo exige movimentação do corpo todo e, durante o tempo solo, você provavelmente está deitada – não passando de posição para posição.
Além disso, para queimar calorias você deve elevar os batimentos cardíacos por um período extenso de tempo — não basta ter um orgasmo em 3 minutos. Ou seja: há uma queima, mas ela provavelmente é insignificante.
Leia também: Quais os benefícios do orgasmo? Educadora explica e dá dicas de como chegar lá
Então, se a masturbação não está queimando calorias, o que está acontecendo?
Sinceramente, com tantos benefícios para a saúde, quem liga para as calorias? Masturbação libera endorfinas (um hormônio que faz com que você se sinta bem e age como um relaxante e analgésico natural), aumenta a produção de oxitocina (melhorando seu sono) e melhora a circulação sanguínea, diz Jessica. Nada mal, certo?