Tamanho do texto

Nos homens, é mais fácil detectar uma possível "pulada de cerca" só de olhar

Você é capaz de identificar uma traição só de olhar no rosto de um homem? A ciência mostra que sim. No entanto, quando os papéis são invertidos, os homens  se mostraram menos habilidosos em julgar a infidelidade no rosto de uma mulher que traiu.

Leia também: É possível esconder um caso? Mulher adepta da traição prova que sim e dá dicas

Uma mulher e dois homens sentados de costas em um banco. Um homem abraça a mulher, mas ela dá as mãos para outro homem, sinalizando traição
shutterstock
Mulheres podem esconder melhor uma traição, enquanto os homens aparentam mais que são infieis

A conclusão de que as mulheres conseguem esconder melhor uma traição vem de uma pesquisa feita pela Universidade da Austrália Ocidental e publicada pela revista Royal Society Open Science, que reuniu um grupo de 1.500 pessoas para avaliar imagens de 189 adultos caucasianos, sendo 101 homens e 88 mulheres.

Os participantes tinham que dizer, avaliando as fotografias, se eles achavam que aquelas pessoas tinham sido infiéis com seus parceiros. Eles tinham uma escala de 1 a 10 para classificar cada rosto. O valor mais baixo significa “nem um pouco provável de que seja infiel ” e o mais alto “extremamente provável”.

A publicação do estudo afirma que “tanto homens quanto mulheres foram precisos ao avaliar a probabilidade dos homens, mas não das mulheres, traírem e roubarem o parceiro de outra pessoa”.

A ideia era analisar não só se homens e mulheres poderiam perceber uma possível infidelidade um no outro, como também se eles eram capazes de detectar um suposto infiel do mesmo gênero.

Leia também: Certo x errado: será que devemos julgar quem comete uma traição?

Contudo, os resultados “não foram o esperado”, de acordo com os cientistas. Isso porque homens conseguiram perceber quando outro homem traiu, mas mesmo quando mulheres estavam julgando outras mulheres, era difícil saber se elas tinham ou não trapaceado em seus relacionamentos.

“Homens e mulheres mostraram uma precisão acima da média para os rostos masculinos, mas não para os rostos das mulheres. Portanto, a infidelidade percebida pode, de fato, conter algum núcleo de verdade nos rostos masculinos”, disseram os pesquisadores.

Quanto mais bonito, mais chances de cometer uma traição?

Mulher mostra uma calcinha para homem, sinalizando uma possível traição
shutterstock
Nem sempre a beleza quer dizer que o homem pode trair mais - pelo menos é o que diz o estudo

Outro dado interessante apontado pelo estudo é que o fato de homens e mulheres desconfiarem mais de homens quando o assunto é traição tem a ver com a masculinidade percebida.

Leia também: O que leva as pessoas à traição? Pesquisa revela principais motivos

No entanto, ao contrário do que os cientistas pensaram, não são os homens mais bonitos aqueles que mais traem. “Surpreendentemente, embora os homens mais atraentes tenham sido classificados como mais infiéis, eles eram menos propensos a se envolver em uma traição ”, diz o estudo.