Uma das principais dúvidas de quem quer se aventurar na penetração anal é: como não sentir dor no sexo anal ? Afinal, a prática é conhecida por ser desconfortável quando não se tem os macetes e técnicas para fazer a penetração da melhor forma.

Saber algumas dicas de como evitar a dor no sexo anal é fundamental para garantir uma relação sexual mais confortável
shutterstock
Saber algumas dicas de como evitar a dor no sexo anal é fundamental para garantir uma relação sexual mais confortável

No entanto, não é preciso ter medo. Adotando algumas dicas e fazendo com cuidado, é possível não sentir dor no sexo anal e vivenciar um momento bastante prazeroso. 

Como evitar dor no sexo anal

Investir nas preliminares, apostar na lubrificação e começar aos poucos são o segredo para não sentir dor no sexo anal
shutterstock
Investir nas preliminares, apostar na lubrificação e começar aos poucos são o segredo para não sentir dor no sexo anal

Adotar novos hábitos na hora do sexo pode ser a chave para não sentir dor no sexo anal . Veja o que sexólogas que já conversaram com o Delas indicam para aproveitar ao máximo esse tipo de penetração:

  • Investir em preliminares

Quanto mais relaxada e excitada a mulher está, menos dor ela vai sentir durante o sexo. Por isso, é fundamental investir bem nas preliminares para que elas sejam intensas, deixando a mulher bastante envolvida sexualmente. A dica é investir em carícias nas zonas erógenas e em falas picantes antes do sexo de fato acontecer. Tudo isso vai instigar ainda mais o casal para o sexo anal.

Para garantir a excitação nesse momento, a mulher pode usar brinquedos eróticos. Em entrevista prévia ao Delas , a fisioterapeuta pélvica e sexóloga Débora Pádua sugere usar um vibrador de clitóris. Para quem quer começar a estimulação anal, os brinquedos também são interessantes. No entanto, a profissional explica que é preciso ter acessórios separados para a região anal e para a vulva, para não haver risco de contaminação.

  • Apostar em lubrificação

Diferente da vagina, o ânus não tem uma lubrificação natural. Por conta disso, o uso do lubrificante é fundamental para amenizar o atrito e para que a penetração anal não machuque a mulher. Existe uma série de  lubrificantes pensados especialmente para a prática.

O lubrificante excitante anal, por exemplo, é feito a base de óleo e tem a textura de um silicone. Além de facilitar a penetração, ele é beijável. Também existem os sensibilizantes anais que servem para amenizar a dor do começo da prática da penetração anal.

No entanto, é preciso ter cuidado em relação ao lubrificante escolhido. Por medo da dor, algumas pessoas optam por pomadas anestésicas, muitas vezes até vendidas em sex shop, porém, elas não são indicadas. “Com o anestésico, a mulher não vai sentir nada. Se existia a possibilidade de ela ter prazer, isso foi eliminado”, explica Débora Pádua. E, por não sentir dor, a mulher pode deixar que o homem vá mais fundo ou mais rápido do que ela aguenta, o que pode a machucar.

  • Começar aos poucos

Começar aos poucos é a dica de ouro para não sentir dor no sexo anal. De acordo com a sexóloga Carla Cecarello em entrevista prévia ao Delas , é interessante fazer a estimulação com o dedo antes da penetração. Carla Cecarello explica que, quando se encosta no ânus, ele se contrai, e muitas vezes os casais fazem a penetração quando a região está contraída, algo que não pode acontecer, já que causa dor.

“Tem de permanecer encostadinho no ânus. Ele vai contrair, aí espera relaxar, para que depois possa ser feita a penetração. Também não se inicia a prática anal logo pelo pênis, mas com o dedo primeiro. Então encosta no ânus, espera contrair, na hora que relaxa introduz o dedo e assim vai, com um dedo, depois dois dedos, até conseguir a penetração com o pênis”, fala.

Na hora de começar com a penetração do pênis, a sexóloga orienta a ir com calma e aos poucos. “Entrou só metade do pênis? Faz o vai e vem com a metade e aos poucos vá relaxando e perdendo o medo”, orienta.

A melhor posição sexual para o sexo anal

Saber qual a posição sexual mais adequada para a penetração anal é um dos segredos para não sentir dor no sexo anal
shutterstock
Saber qual a posição sexual mais adequada para a penetração anal é um dos segredos para não sentir dor no sexo anal

Quando você pensa em sexo anal, qual a primeira posição sexual que vem à sua mente? Provavelmente o clássico “de quatro” , onde a mulher fica ajoelhada de quatro e o homem a penetra por trás. Porém, ao contrário do que muita gente imagina, essa não é a posição mais indicada para praticar o sexo anal. Carla Cecarello explica que a penetração anal é muito direta nessa posição e o indicado é uma posição em que a mulher tenha o mínimo de controle dos movimentos. 

A posição sexual
iG Arte
A posição sexual "de ladinho" ou de "conchinha" é mais indicada para os iniciantes não sentirem dor no sexo anal

De acordo com ela, a posição de conchinha é o ideal para os iniciantes. “Ao mesmo tempo em que a mulher é penetrada, ela mesma e/ou o parceiro podem estimular o clitóris para gerar prazer, e o contato corpo a corpo também é muito importante”, recomenda. 

A posição sexual
Renato Munhoz (Arte iG)
A posição sexual "de quatro" pode causar dor no sexo anal para quem não está acostumada com a prática

Já a posição de quatro, só é indicada para os casais que sabem mesmo como fazer sexo anal e estão acostumados com esse tipo de estímulo. Como a abertura fica maior para a entrada do pênis, a penetração é mais profunda e intensa, o que pode ser desconfortável quando ainda não se é habituada com o estimulo.

As dicas não funcionaram, e agora?

Se a dor no sexo anal continuou mesmo após todas as dicas, talvez seja hora de apostar em novas posições e práticas sexuais
shutterstock
Se a dor no sexo anal continuou mesmo após todas as dicas, talvez seja hora de apostar em novas posições e práticas sexuais

Pode ser que mesmo com todas essas dicas a dor no sexo anal ainda seja uma realidade. De acordo com a sexóloga, esse é um indicio de que a mulher ainda não está relaxada o suficiente para receber o pênis. “Por esse motivo vai doer bastante, porque ela está com a musculatura anal totalmente contraída, então tem de parar”, orienta.

A dica é não insistir em uma prática que não seja confortável. Mas não se preocupe ou ache que tem algo de errado com você por sentir dor no sexo anal ou se sentir desconfortável com a prática. Existem inúmeras posições e formas de fazer sexo que podem ser tão prazerosas quanto o sexo anal.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!