Por conta do avanço do novo coronavírus no Brasil , cada vez mais pessoas estão aderindo ao isolamento social. A medida é a orientação principal para tentar conter a propagação do vírus. Para evitar estresse, afastar a ansiedade e manter o corpo ativo, a alternativa é realizar atividades físicas dentro de casa .

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Getty Images/Photodisc
Seja iniciante ou não, é preciso tomar medidas simples para evitar se lesionar durante o treino em casa


No entanto, muitas pessoas não tinham o hábito de praticar exercícios físicos em casa antes do isolamento social. É importante ter em mente que existem cuidados necessários para evitar lesões enquanto faz seu treino em casa . Por isso, separamos 9 dicas para você saber o que fazer para não se machucar durante as atividades.

Quem ajuda nessa lista é Pérsio Schiapim, profissional de educação física da Scelta Academia, parceira da plataforma fitness ClassPass. Veja os detalhes:

1. Reserve um espaço para o treino

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Deixe um espaço reservado para o seu treino; mantenha o chão limpo e afaste os móveis


Deixe um espaço fixo para treinar e sempre se certifique que o chão esteja vazio e limpo. Assim, você não tropeça ou pisa em algo que estava no caminho. Lembre-se de afastar os móveis e utensílios ao redor para não esbarrar em nada.

2. Siga orientações de um especialista

Mesmo com o isolamento social , é possível conversar com profissionais de educação física online. Use as redes sociais neste momento e busque por plataformas de empresas séries para conversar com professores e pedir ajuda.

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3. Invista no treino on-line

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Uma boa pedida para o treino em casa é usar aplicativos de atividades físicas


Existem muitos aplicativos que disponibilizam atividades para realizar o treino em casa, voltadas para diversas modalidades e níveis. “Antes de começar, entenda se o treino proposto é adequado para você e seu condicionamento físico atual”, reitera Schiapim. O Delas já fez uma lista com 7 apps para continuar se mexendo na quarentena .

4. Adapte os exercícios aos ambientes à sua casa

Segundo Schiapim, é preciso avaliar se os exercícios propostos online podem ser adaptados ao seu ambiente residencial. Se seu piso for escorregadio não será próprio para ter um bom apoio. O seu  espaço disponível pode não permitir determinamos movimentos. Tenha isso em mente antes de escolher quais exercícios físicos quer praticar.

5. Tenha cuidado com a qualidade dos acessórios

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Fique atento à qualidade dos equipamentos e se ainda estão próprios para uso


“Antes do início da quarentena, muitas pessoas correram para comprar acessórios sem testar ou reaproveitam equipamentos de casa”, diz Schiapim. Isso pode ser um risco caso você não saiba como usá-los corretamente ou se o equipamento estiver danificado. Quem tem equipamento estocado em casa por muito tempo pode não saber se ele ainda está próprio para uso.

6. Saiba o que dá para adaptar ou não

Tome muito cuidado na hora de adaptar objetos de casa e móveis aos exercícios. Schiapim explica que pode ser que uma cadeira, por exemplo, não tenha uma boa base para suportar a carga de determinados movimentos. Tenha certeza de que o móvel aguenta os movimentos, a força aplicada e as repetições.

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7. Faça aquecimento

É preciso estar com o corpo preparado antes de iniciar o treino. Sempre faça exercícios de aquecimento antes de iniciar qualquer atividade.

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8. Atente-se à postura

mulher vestida de branco e sentada no chão com a coluna ereta arrow-options
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Sempre siga as orientações de alinhamento de postura dos profissionais e dos aplicativos


Muitas pessoas acabam se lesionando por não respeitarem o limite da coluna. Sempre tenha certeza de que está realizando o alinhamento de maneira correta. “Respeite as orientações recomendadas pelo profissional ou aplicativo escolhido”, diz Schiapim.

9. Respeite seu ritmo!

Tenha em mente que se você for iniciante talvez ainda não consiga fazer um movimento avançado. Isso porque seu corpo não está acostumado a se exercitar com tanta frequência. Portanto, tome  muito cuidado com o ritmo adotado no treino em casa . Schiapim aconselha que os treinos sejam intercalados um dia sim e um não, ou a cada dois dias, para que o corpo consiga se recuperar.

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