O mundo vive a  pandemia do novo coronavírus e o Brasil, com mais de 300 casos de Covid-19 confirmados, já entrou em isolamento social. Nesse momento, o recomendado é ficar em casa para conter a disseminação do vírus - as academias estão fechadas - mas isso não significa ficar parado. 

Apostar no treino em casa é a melhor solução para se manter em forma durante o isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus
shutterstock
Apostar no treino em casa é a melhor solução para se manter em forma durante o isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus

É o momento de investir em um treino em casa . O assunto tomou conta das redes sociais de influenciadores, profissionais de educação física e academias, que estão disponibilizando programas de treinos para que os alunos sigam em casa.

"Os treinos remotos são muito importantes para que as pessoas mantenham sua saúde em dia. A atividade física e mental fortalece o sistema imunológico e isso ajuda a combater diversas patologias", explica Luiz Carnevali, diretor técnico da rede Smart Fit, que já lançou uma série de treinos que envolvem exercícios de musculação, hipertrofia, emagrecimento e funcionais que podem ser feitos em 30 minutos em casa. 

Entretanto, com tanta informação disponível hoje é preciso alguns cuidados e até mesmo disciplina para seguir um treino longe da academia e se manter motivado e ver resultados. Isso já foi tema aqui no Delas e, para te ajudar, relembre algumas dicas que foram dadas por Vinícius Possebon, personal trainer e idealizador do aplicativo Q48, programa de exercícios em casa. 

Dicas para obter os melhores resultados com o treino em casa

1. Estabeleça horário

Assim como na academia, que você provavelmente seguia um horário para treinar e não perder a aula favorita, estabeleça horários para treinar em casa. Nada de deixar para "quando tiver um tempinho". Já reserve esse tempo na sua agenda, antes ou depois de cumprir o expediente no home office , por exemplo. 

Isso pode ser besteira, mas ajuda a manter o hábito de se exercitar, segundo Possebon. Quando enfrentamos uma mudança, como trocar a academia pela sala de casa, é indicado eliminar barreiras. "Toda vez que você decide adotar um novo hábito, existe algo que chamamos de ‘Energia de Ativação’. Basicamente, quanto maior o número de ações que você tiver de tomar para iniciar a tarefa, mais difícil é fazer com que esse hábito se instale e se perpetue", defende o personal. 

Sendo assim, se todo dia tiver de pensar qual horário vai treinar ou aproveitar um intervalo na rotina, isso é uma tomada de decisão desnecessária, uma barreira. Elimine-a! 

Você viu?

2. Prepare o espaço e você

Tendo o horário definido, arrume a casa e também se arrume para treinar. Ou seja, além de afastar móveis para ter um espaço adequado, vista-se como se fosse para a academia. Isso te dará mais conforto e até segurança no treino em casa, afinal, um tênis adequado ajuda a reduzir impactos, por exemplo. 

A dica de Possebon é já deixar sempre à vista colchonete - quem não tiver pode usar uma toalha dobrada - e tênis. 

3. Escolha um treino para chamar de seu

Como já comentamos, com o isolamento social por conta do avanço do novo coronavírus, o que não faltam são profissionais e academias dando dicas e sugerindo treinos nas redes sociais e na web. 

A sugestão é escolher um programa para chamar se seu e segui-lo. Assim como na academia, constância e progressão são as chaves para bons resultados. Geralmente um programa de treinamento tem começo, meio e fim e muda os exercícios de tempos em tempos. Isso tudo faz com que o corpo "não se acostume" aos movimentos e siga em evolução. Será pouco eficaz começar um treino de um em um dia e mudar no dia seguinte para outro. 

Leia também: 11 aplicativos fitness para começar a praticar exercícios e controlar a dieta

4. Acompanhe os resultados

Ver a evolução dos treinos é outra forma de se manter motivado. Diversos aplicativos fitness oferecem essa função. Além disso, uma sugestão de Possebon é tirar fotos e acompanhar as mudanças nas imagens. 

5. Cuidado com sua saúde

Treinar em casa também significa atenção redobrada. Seja ao seguir um exercício em um aplicativo ou com um personal on line, cuidado na execução e respeite seu ritmo para evitar lesões. 

Leia também: Todos os cuidados que você deve tomar ao fazer exercícios em casa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!