Women's Health

Levante a mão se sair para tomar frozen iogurte foi um hábito alguns anos atrás. Mais barato que bebidas e mais saudável que sorvete (certo?). O que mais uma garota poderia querer? Considerando que o número de empresas que comercializam o produto aumentou 18% nos últimos cinco anos, esse hábito ainda não saiu de moda, exatamente. Mas será que o frozen iogurte é mais saudável do que sorvete?

frozen iogurte arrow-options
shutterstock
Frozen iogurte carrega a fama de ser mais saudável que o sorvete. Compare as sobremesas e entenda

Leia também: Confira dicas e receitas simples para emagrecer sem deixar de comer o que gosta no verão

“Nossa sociedade está sempre procurando uma maneira de sentir prazer sem culpa”, diz Gabby Geerts, RD, nutricionista do Green Chef. “O sorvete é extremamente popular, então o frozen iogurte tem um grande mercado”.

Considerando, no entanto, que a maioria das pessoas cobre seu frozen iogurte tamanho grande com coberturas suficientes para um bolo inteiro, você deve se perguntar: frozen iogurte é realmente tão saudável?

Segundo Geerts, meia xícara de iogurte congelado tem cerca de 110 calorias, três gramas de gordura e 17 gramas de carboidratos (dependendo da marca e sabor, é claro).

“Grama por grama, iogurte congelado tem cerca de 25 calorias a menos do que sorvete – e apenas um terço da gordura e gordura saturada”, diz ela.

Portanto, embora o frozen iogurte possa ser saudável, nem sempre é muito melhor do que um pote de sorvete no final. Tudo depende de quanto você come e com o que come.

Qual é a diferença entre iogurte congelado e sorvete, realmente?

Tanto o iogurte congelado quanto o sorvete são produtos à base de leite , então eles tendem a conter aproximadamente a mesma quantidade de proteína e açúcar (antes de considerar sabores e outros suplementos), diz Geerts.

No entanto, o sorvete é tipicamente feito com creme ou gordura do leite, o que contribui para seu maior teor de gordura e gordura saturada. (O FDA realmente exige que o leite congelado contenha pelo menos 10% de gordura para se qualificar como sorvete.)

Leia também: 3 receitas de sorvete para se refrescar do calorão sem sair da dieta

O iogurte congelado, por outro lado, é feito de leite fermentado e iogurte; portanto, possui tanta gordura quanto um copo comum de leite com baixo teor de gordura. A desvantagem: como em muitos produtos com baixo teor de gordura, as marcas geralmente adicionam açúcar extra para compensar seu sabor menos cremoso.

De qualquer forma, aqui está o que você ganha em uma porção média de meia xícara de frozen iogurte de baunilha, de acordo com o USDA Nutrient Database:

  • Calorias: 114
  • Proteínas: 2,88 g
  • Gorduras: 4.03 g
  • Gordura saturada: 2.46 g
  • Carboidratos: 17,4 g
  • Fibra: 0 g
  • Açúcar: 17,3 g
  • Cálcio: 103 mg
  • Ferro: 0,216 mg
  • Sódio: 62,6 mg

E em uma meia xícara média de sorvete de baunilha, de acordo com o USDA Nutrient Database:

  • Calorias: 137
  • Proteínas: 2,31 g
  • Gorduras: 7.26 g
  • Gordura saturada: 4.48 g
  • Carboidratos: 15.6 g
  • Fibra: 0,46 g
  • Açúcar: 14 g
  • Cálcio: 84,5 mg
  • Ferro: 0,059 mg
  • Sódio: 52,8 mg

Além de calorias e gordura, há outra diferença entre iogurte congelado e sorvete que você provavelmente está se perguntando: probióticos.

Mas ir para a loja de frozen iogurte mais próxima tão saudável quanto comer uma porção de iogurte de verdade? Sim e não.

“O iogurte congelado começa como iogurte refrigerado, adicionando duas bactérias vivas essenciais (Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilis) ao leite”, diz Geerts. “A maioria das culturas bacterianas vivas sobrevive ao congelamento, no entanto, métodos de produção variados e ingredientes adicionados significam que todos os produtos de iogurte congelado não são criados iguais”.

Dan Nguyen, RD, nutricionista da HelloFresh, sugere a leitura de uma lista de rótulos e ingredientes de um frozen iogurte para confirmar a presença de “bactérias vivas e ativas”.

Ainda assim, se a saúde intestinal é a principal prioridade, é provável que você opte por um iogurte comum com pouco açúcar, ele diz. (Normalmente contém mais probióticos e menos açúcar adicionado).

Que fatores podem tornar o iogurte congelado não tão saudável?

frozen iogurte arrow-options
shutterstock
Cobertura do frozen iogurte é a grande vilã da história; fique atenta!

Talvez o maior problema com frozen iogurte é que a maioria das pessoas despeja todos os tipos de coberturas que não são tão saudáveis.

“Os clientes podem adicionar coberturas açucaradas, como balas, bombons e chocolates, a um iogurte grego saudável e sem gordura, colocando a balança em um território não saudável”, diz Nguyen.

E, francamente, muitos comedores de iogurte congelado não estão optando pelo iogurte grego comum, de qualquer maneira. “As pessoas esquecem que variedades diferentes têm perfis nutricionais diferentes”, diz Nguyen. Opte pelo red velvet ou biscoitos e creme de frozen iogurte, e você estará recebendo muito açúcar e outros ingredientes que também afetam o fator saudável do seu potinho.

Leia também: Para manter o bronzeado, emagrecer e mais: nutricionista monta cardápio de verão

Frozen iogurte é saudável: Dicas

Você pode tornar o iogurte congelado relativamente saudável. Claro, você ainda pode se deliciar com um frozen iogurte; apenas lembre-se de não exagerar. Se você estiver em um lugar self service, primeiro opte pela variedade com menos gordura e açúcar, recomenda Nguyen. Normalmente, o iogurte natural e original será sua melhor aposta. Felizmente, mesmo o iogurte natural congelado, tem um sabor semi-doce de baunilha.

Se eles têm frozen iogurte grego simples e sem gordura, vá em frente. “O perfil nutricional é ainda melhor, com aproximadamente 0 gramas de gordura, 14 gramas de açúcar e seis gramas de proteína, o que ajuda a diminuir nossa absorção de açúcar”, diz Nguyen.

Depois de selecionar uma base sólida de iogurte, “não deixe que o tamanho da colher ou tigela de servir o induza a encher demais”, diz Geerts. Uma porção adequada é de meia xícara ou 113g.

frozen iogurte arrow-options
shutterstock
Combinar frozen iogurte com frutas é uma ótima pedida

A partir daí, cubra seu frozen com frutas frescas e nozes (não cristalizadas) para aumentar os nutrientes e as proteínas. Você pode optar também por manteiga de amendoim natural em vez de molho de manteiga de amendoim, sugere Nguyen. Precisa de mais doçura? Adicione um toque de mel.

Ainda prefere o sorvete?

Por fim, se você realmente gosta mais de sorvete do que do iogurte congelado, não se force a comer em prol da sua saúde. Mime-se com uma porção de seu sorvete favorito em vez de fingir que até duas porções do iogurte são equivalentes no sentido saudável da coisa.

    Leia tudo sobre: dieta

    Veja Também

      Mostrar mais