Muitas pessoas acabam exagerando no final do ano e depois querem fazer de tudo para perder peso rápido. As receitas detox, para eliminar toxinas do corpo, e a dieta low carb, em que o carboidrato é retirado radicalmente da alimentação, são opções muito procuradas, mas será que esse é o melhor caminho? Na verdade, algumas receitas simples podem ajudar.
A nutricionista Gabriella Gachet, do Vigilantes do Peso, eleita pelo relatório US News & World Report como a melhor dieta para perder peso pelo nono ano consecutivo, explica que existem muitas armadinhas nessas mudanças de hábito repentinas e radicais. De acordo com a especialista, os resultados podem ser rápidos, mas não são duradouros porque as pessoas buscam dietas e receitas simples para seguir no dia a dia.
“Muitas pessoas têm pressa de obter êxito no processo de emagrecimento e isso é prometido por muitas versões existentes de dietas . Ao restringir calorias e determinados alimentos é muito provável que a perda de peso não seja sustentável e que os hábitos de uma alimentação equilibrada não sejam perpetuados. Por isso, recomendamos que a reeducação alimentar aliada à prática de atividade física, esse sempre é o melhor caminho.”
Para conseguir seguir uma dieta é preciso sempre pensar em receitas simples, alimentos que sejam acessíveis e um cardápio que proporcione bem-estar. Isso pode parecer um sonho, mas Gabriella diz que é possível levar uma alimentação mais saudável sem deixar de comer o que gosta e, para exemplificar, ela lista algumas dicas e receitas que você pode incluir no seu cotidiano.
1. Aproveite para investir nos alimentos in natura e receitas simples
A nutricionista diz que a famosa “limpeza” no corpo acontece de forma natural e diariamente por meio de órgãos como fígado, rins e intestino. O organismo precisa trabalhar a seu favor e, para isso, ele precisa de nutrientes que você só consegue mantendo uma alimentação equilibrada.
“O segredo é fazer dos alimentos in natura e minimamente processados a base da sua alimentação. Seu corpo vai agradecer e será poupado do consumo de muitas toxinas”, afirma. A sugestão de Gabriella para uma refeição in natura é uma daquelas receitas simples de salada de frango super fáceis de fazer.
Salada de frango com nozes e uvas
-
- Tempo de preparo: 20 minutos
- Porções: 4
- Dificuldade: baixa
Ingredientes
- ½ xícara de iogurte natural desnatado
- ¼ colher de chá de gengibre ralado
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- ½ peito de frango assado, sem osso e sem pele, cortado em cubos
- 1 maçã com casca, cortada em tiras finas
- ¼ de xícara de uvas verdes sem caroço picadas
- 1 talo de aipo picado
- 2 colheres de sopa de nozes picadas
- 1 xícara de espinafre baby
Modo de preparo
Em uma tigela de salada, misture o iogurte, o gengibre e a pimenta-do-reino. Adicione o frango e misture até que o molho o cubra por completo. Acrescente a maçã, as uvas, o aipo, as nozes e o espinafre e misture delicadamente. Mantenha no refrigerador, coberto, até o momento de servir.
2. Evite açúcar, gordura e processados
É comum ouvir dizer que para se alimentar bem é necessário limitar o consumo de calorias e cortar diversos alimentos da dieta. Entretanto, a nutricionista fala que, de forma geral, o que deve ser minimizado é o consumo de produtos que são processados e ultraprocessados, além de alimentos com grandes quantidades de açúcar e gorduras saturas. As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas ou consumidas com moderação.
Com essas mudanças, você sentirá muitos sinais positivos no corpo como mais disposição, cabelos e unhas mais fortes, bom funcionamento do intestino e ausência de dores de cabeça. Vale ressaltar que esses benefícios são sentidos no longo prazo, não é algo imediato. Uma dica é trocar o refrigerante e os sucos de caixinha por sucos preparados em casa, como esse sugerido pela especialista:
Suco verde cremoso
- Tempo total: 5 minutos
- Porções: 2
- Dificuldade: baixa
Ingredientes
- 1 ½ xícara de água de coco
- 2 xícara de couve picada
- 1 maçã pequena picada
- ½ abacate pequeno picado
Modo de preparo
No liquidificador, bata a água de coco, a couve, a maçã e o abacate até ficar homogêneo. Sirva imediatamente.
3. Carboidrato certo - na hora certa - pode, sim!
Os carboidratos costumam ser mal vistos por quem quer emagrecer , mas eles são a principal fonte de energia do organismo, por isso, não é indicado deixar de consumi-los para perder peso. “O que faz com que você engorde ou não é a qualidade e a quantidade do alimento que consome, acompanhado de um estilo que pode ser sedentário ou mais ativo e saudável”, explica Gabriella.
A indicação da especialista é distribuir os carboidratos – pães, massas, batata e frutas – ao longo do dia, assim o organismo vai obter a energia necessária para desempenhar as funções diárias sem que você deixe de comer o que gosta. No período da noite, o melhor é sempre optar por uma refeição mais leve. Já no café da manhã, ela sugere uma combinação clássica, incrementada por uma semente poderosa:
Aveia matinal com banana e chia
- Porções: 1
- Tempo de preparo: 15 minutos
- Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 2 colher de sopa de aveia em flocos
- 2 colher de chá de sementes de chia
- ¼ de xícara de leite desnatado
- 2 colher de sopa de iogurte grego natural, zero gordura
- 1 banana cortada em rodelas
Modo de preparo
Misture a aveia, a chia, o leite e o iogurte. Em um pote bem limpo e com tampa, intercale essa mistura com rodelas de banana. Tampe e deixe na geladeira de um dia para o outro.
Leia também: Médico britânico diz qual o melhor horário para comer carboidrato
Essas são só algumas opções de receitas simples , mas saiba que é possível adaptar e fazer diversos outros tipos de pratos e sucos para tornar suas refeições deliciosas e sem excluir nenhum tipo de alimento da rotina.