Vanessa Jardim é nutricionista e atleta profissional e compartilhou com o Delas sua dieta para manter o corpo de "Diva Fitness", título que recebeu durante a premiação WBFF ( World Beauty Fitness and Fashion ) nas Bahamas em 2019.  

Leia também: 9 exercícios de musculação bem tradicionais, mas que são pura perda de tempo

Vanessa Jardim é nutricionista e atleta profissional da WBFF, e revela dieta que a ajudou a perder peso
Divulgação
Vanessa Jardim é nutricionista e atleta profissional da WBFF, e revela dieta que a ajudou a perder peso

A dieta de Vanessa, segundo ela, é indicada para todas as pessoas e uma boa alternativa para eliminar alguns quilos, além de conquistar um estilo de vida mais benéfico para a saúde. "Como atleta fitness e também nutricionista, tento manter uma alimentação coerente para manter o corpo bonito e saudável sem exageros", diz a mulher.

"Por isso, sou adepta da dieta flexível, ou seja, com equilíbrio. Apesar de ter uma rotina alimentar regrada, como tudo que sinto vontade, mas sempre com moderação. Não abuso, mas também não passo vontade", complementa.

A nutricionista afirma que 90% de sua alimentação é "limpa" e com ingredientes naturais, e os 10% restante são destinados a comer algo que ela goste e esteja com vontade.

Cardápio do dia da diva fitness

"Acordo e como clara de ovo, aveia e maçã, tudo isso em forma de panqueca. Bato todos os ingredientes no liquidificador com um pouquinho de adoçante xilitol. Depois coloco uma colher rasa (chá) numa frigideira antiaderente", diz ela.

"Algumas vezes coloco como cobertura um pouco de pasta de amêndoas e morangos. Essas variações da cobertura podem mudar de acordo com a fase da minha dieta", explica a nutricionista.

Duas horas e trinta minutos depois de tomar o café da manhã, Vanessa faz um lanche de 120 gramas de proteína e um pouco de arroz. Já no almoço, que costuma seguir o padrão de ser duas horas e meia depois da refeição anterior, ela come 120 gramas de peixe branco, salmão ou atum, além de 100 gramas de algum carboidrato, 150 gramas de vegetais verdes e 150 gramas de doce de abóbora como sobremesa.

O lanche seguinte é composto por iogurte, aveia e granola, juntamente com morango e pasta de amêndoas. "Açaí natural sem xarope com suplemento ou pipoca de milho feita sem óleo junto com um 'scoop' de suplemento também são alternativas interessantes para finalizar o dia", explica Vanessa Jardim.

Você viu?

Leia também: Frutas, vegetais e mais: quanto comer desses alimentos para emagrecer rápido

O que não pode faltar na alimentação?

A nutricionista reforça que esse é um estilo de vida saudável e, por isso, não é necessário se privar de algum alimento. "Você pode comer um pedaço de chocolate todos os dias, se quiser, mas com moderação, com equilíbrio. Não sou muito a favor das dietas que cortam grupos alimentares, ou que restringem tudo. Acredito que devemos comer de tudo, mas com moderação e equilíbrio", afirma.

Entretanto, Vanessa não abre mão de certas bebidas e comidas, como consumir de quatro a cinco litros de água por dia, tomar chás e café, comer peixes, ovos, aveia, arroz e abóbora, além de milho para pipoca, morango, maçã, abacaxi e iogurte.

O que pode ser descartado?

Em contrapartida, a diva não faz questão alguma de comer frituras e alimentos muito gordurosos ou industrializados. "Evito também refrigerante e álcool. Raramente bebo, mas quando bebo gosto de pedir algum drink com sabor bom ou vinho. E não bebo sucos industrializados, só os naturais", garante a atleta.

Dê adeus aos quilinhos a mais

Vanessa pesava 100 kg quando começou a aderir aos novos hábitos de vida e já eliminou 40 kg desde então
Divulgação
Vanessa pesava 100 kg quando começou a aderir aos novos hábitos de vida e já eliminou 40 kg desde então

Vanessa revela que pesava 100 kg e nunca foi infeliz com o corpo, mas queria mudar seus hábitos e, desde quando aderiu a esse estilo de alimentação, conseguiu emagrecer bastante. "Eu era bem gordinha. Entrei nesse mundo há cinco anos e eliminei 40 kg desde então", declara a mulher.

O caminho para perder peso , porém, não foi fácil e algumas dietas desanimaram a nutricionista. "Passei por muitas fases até, finalmente, encontrar o meu equilíbrio. Fiquei dois anos comendo quase zero carboidratos. Comia demais num dia e no outro me sentia mal", relembra.

"Além de comer pouco, ficava horas na academia para tentar compensar o 'estrago' do dia anterior. Eu já fiz muitas loucuras e hoje achei o meu equilíbrio. Não passo vontade, não me privo de nada", comemora ela.

Leia também: Quer emagrecer rápido? Experimente incluir esses 5 alimentos na rotina

Durante o processo para emagrecer, Vanessa disputou a premiação fitness WBFF nos Estados Unidos e conquistou a categoria Diva Bikini PRO. "De gordinha, virei atleta campeão do WBFF", declara. Em 12 de outubro vai ocorrer a segunda edição do evento no Brasil, e ela garante que comparecerá para apoiar as demais atletas.

Aos que desejam perder peso também, a nutricionista orienta a "trabalhar a mente" para alcançar o objetivo com o auxílio de alguma dieta . "Temos que ensinar o paladar a se satisfazer com uma alimentação mais natural e saudável. O sucesso no emagrecimento está em aprender a comer para nutrir o corpo e ter prazer nisso", finaliza Vanessa Jardim.

    Leia tudo sobre: dieta

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!