Tamanho do texto

Sim, aquele conselho da sua avó de beber um chá para dormir melhor é real

Women's Health

Se você fica morta de cansaço todo dia de manhã porque quando deita no travesseiro a noite não consegue dormir, então deve saber o quão difícil pode ser recuperar as energias. Uma coisa que sua avó pode ter sugerido quando você era criança: beber alguns tipos de chás ajuda a dormir melhor. 

chá de camomila arrow-options
shutterstock
Entre os chás para dormir, camomila é um clássico. Mas a lista conta com outras opções

Leia também: Saiba como escolher o travesseiro ideal e qual a melhor posição para dormir

Bem, esse conselho é realmente bom (obrigada, vó!). De acordo com Barbie Boules, nutricionista e coach de saúde, “uma xícara de chá é um bom sinal para seu organismo de que o jantar acabou e o dia está terminando”.

“Apenas certifique-se de escolher chás descafeinados ou de ervas”, diz Boules. Muitos deles, inclusive, têm o benefício adicional de fornecer antioxidantes e boosts imunológicos. “No mínimo, eles são uma maneira saborosa de se hidratar”, diz ela.

6 melhores chás para te ajudar a dormir

1. Camomila

Este provavelmente não é uma surpresa para você. A camomila é a melhor escolha quando se trata de chás que ajudam você a descansar melhor.

“Ela é uma erva que fornece benefícios medicinais, ou seja, está ligada a um efeito natural e tranquilo que ajuda você a desligar no final de um dia agitado”, diz Samantha Cassetty, nutricionista dos Estados Unidos.

É verdade: alguns estudos indicam que a camomila pode não só ajudar a incentivar o sono mais profundo , mas também a diminuir o estresse.

2. Flor do maracujá

Boules diz que o chá da flor de maracujá está entre seus favoritos, uma vez que ele tem propriedades tranquilizantes e age como um sedativo suave, contribuindo para uma melhor noite de descanso.

Leia também: 5 chás para tomar antes de dormir que podem te ajudar a perder peso

3. Chá verde descafeinado

Assim como seu primo com cafeína (chá verde comum), o chá verde descafeinado contém um composto chamado L-teanina. “Ele ajuda a promover sensações de relaxamento”, diz Casetty.

Em um estudo de 2017, os pesquisadores descobriram que eliminar a cafeína no chá verde e deixar a L-teanina trabalhar era a chave para melhorar a qualidade do sono, bem como reduzir o estresse.

4. Valeriana

Chá de valeriana é uma opção sólida quando você quer se desligar. De fato, uma revisão abrangente da raiz e seus efeitos no sono mostraram que os participantes que desfrutavam regularmente da bebida tinham uma chance 80% maior de relatar melhor sono em comparação com os pacientes que estavam tomando placebo.

“Além dos compostos calmantes, muitas pessoas acham que saborear o chá quente é um ritual reconfortante, que pode preparar o terreno para uma boa noite de sono ”, diz Cassetty.

Leia também: Insônia é um problema? Veja truque para adormecer em minutos

5. Lavanda

Se você já aplicou um pouco de óleo essencial de lavanda no seu pulso ou inalou a fragrância da flor natural, então sabe como esse aroma acalma. Você não ficará chocada, então, em saber que a mesma vibração se aplica à lavanda como um chá. Boules diz que é por isso que essa opção está sempre em seu arsenal.

6. Erva-doce e gengibre

A profissional afirma que que chás voltados para uma melhor digestão também podem proporcionar um sono mais tranquilo e por isso estão na lista de chás para te ajudar a dormir . Por quê? Bem, você já ficou acordada com uma indigestão daquelas em plena meia-noite? Então… A mistura da erva-doce e gengibre é útil para manter o seu trato digestivo feliz.