Quando uma pessoa sofre é comum ouvir aqueles clichês do tipo "veja o lado positivo da situação" ou "nada é tão ruim quanto parece". Dessa vez, essas afirmações foram comprovadas por cientistas consultados pelo site Bright Side , que atestaram que o sofrimento pode ser muito bom para quem quer perder peso e para o sistema imunológico do corpo.

Leia também: Sem café da manhã! Como o jejum influencia na perda de peso e até em seu humor

Chorar é bom e ajuda a emagrecer! Cientistas relataram os benefícios do sofrimento, que está relacionado ao estresse
shutterstock
Chorar é bom e ajuda a emagrecer! Cientistas relataram os benefícios do sofrimento, que está relacionado ao estresse

Para chegar à conclusão de que o sofrimento pode ajudar a perder peso , os pesquisadores indicaram que as lágrimas emocionais – derramadas, por exemplo, quando há alguma decepção e não em caso de dores físicas –, causam um pico nos níveis de cortisol, o hormônio ligado ao estresse.

O choro afeta também os hormônios prolactina, leu-encefalina e adrenocorticotrófico, que são produzidos quando a pessoa está sob pressão. "Quando choramos, esses hormônios são liberados e nosso nível de cortisol diminui. Como resultado, nosso corpo recebe o sinal de que não precisamos reter gordura já que a situação estressante acabou", explica o Bright Side .

Leia também: 5 chás para tomar antes de dormir que podem te ajudar a perder peso

As vantagens do choro emocional

As lágrimas proporcionam outros benefícios, como estimular o sistema imunológico e reduzir risco de doenças
shutterstock
As lágrimas proporcionam outros benefícios, como estimular o sistema imunológico e reduzir risco de doenças


Outro estudo, realizado em 2012 na Universidade de Minnesota e divulgado pelo portal britânico The Mirror , destaca que chorar possui outros benefícios além de perder peso, como colaborar com a melhora do sistema imunológico , diminuição do colesterol, o controle da pressão alta e a redução da raiva e do estresse.

"Substâncias químicas que se acumulam durante o estresse emocional podem ser removidas em nossas lágrimas quando choramos", diz o professor William Frey, que trabalhou na pesquisa, ao site britânico. "Nos sentimos melhor depois de chorar ", acrescenta ele.

O professor afirma ainda que se estressar demais aumenta as chances de ataque cardíaco e de danos ao cérebro. "A capacidade humana de chorar tem um valor de sobrevivência", garante.

Leia também: Água com limão emagrece? 10 mentiras sobre as dietas para você não se iludir

De acordo com os estudiosos, até o horário das lágrimas derramadas ajudam a perder peso . O melhor período para sofrer é o noturno, entre 19h e 22h. "Esse é o momento em que as pessoas, provavelmente, estariam com aquelas que amam ou assistem a um filme que pode fazê-las chorar", conclui o Bright Side .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!